Aplicação do tipo portal/dashboard - Liferay, Jboss portal? Ou ferramenta especializada?

Olá!!!

Queria desenvolver uma aplicação que disponibilize suas funcionalidades na forma de janelas, que o utilizador pode incluir/excluir de sua página pessoal (como um dashboard). Dei uma olhada nos principais portais que existem por aí (Liferay, Jboss portal, etc), mas não me importo com funcionalidades como: ferramentas de colaboração, redes sociais, agregação de diferentes aplicações e CSM, que são típicas de um portal. O que me interessa é apenas esse esquemas de janelas customizáveis.

Existe alguma plataforma que seja especializada nisso? Ou eu teria que desenvolver eu mesmo? Desenvolver uma aplicação inteira baseada nesses portais, como LIferay, é uma boa idéia???

Valeuuuu!!!

Peraí, vou me explicar melhor :shock:

O que eu quero é uma aplicação no estilo igoogle (www.google.com/ig) ou my.yahoo, aonde os portlets disponiveis para o utilizador sejam páginas da minha aplicação. Existe uma framework desse tipo que eu possa aproveitar?

valeuuuuu!!!

Brother senão me falha a memória o liferay faz isso pra você. Não conheço nenhum framework que faça somente essa parte da personalização.

O que eu já vi numa aplicação e nem foi muito complicado de fazer, é:

1 - Depois que o usuário configura suas “janelas” (você pode usar o tiles ou o facelets)
2 - Você salva no banco de dados as preferências do usuário.

Cada fez que o usuário se loga na aplicação você consulta o banco e carrega as janelas

Abraço

O liferay faz sim… mas é bem pesado e a maioria de suas funcionalidades não é interessante para esse projeto…

Realmente, posso fazer essa parte de janelas customizáveis eu mesmo. O drag-and-drop das janelas pode ser implementado com jQuery… Mas continuo com a pesquisa :wink:

Valeuuuu