Aplicação ficando cada vez mais lenta para abrir o Jinternalframe

Pessoal, estou fazendo a minha primeira aplicação Desktop, conforme algumas dicas e artigos aqui do fórum.

Agora que estou conseguindo evoluir usando os componentes do Matisse no netbeans (arrastando e soltando componentes), notei que, conforme vou incrementando as telas (JInternalFrame) ela vai ficando mais lenta para abrir.

É normal isso no desktop?

Criei um cadastro de aluno e na tela de cadastro, quando eu tinha somente um JFrame no JTabbedPane era rapidinho para abrir quando eu clicava no menu cadastro - aluno.

agora que está com 5 abas (5 JFrames) ele demora 3 segundos para exibir a tela pela primeira vez.
Retirei todas as conexões com o BD e a JTable que exibia esses dados do BD, achei que era isso, mas continua lento…

Pensei até que era algum componente, alguma coisa de tanto que eu adicionei e removi componentes dali (iniciante é fogo).
Daí comecei tudo do zero novamente, mas quando vai aumentando a quantidade de coisas na JInternalPane vai ficando lento.

O que dá para fazer para deixar mais rápido?

[]s
Alexander

jovem,

é normal ficar “mais pesado” sim, mas normalmente é quase imperceptível.
Já trabalhei com “swing” é algumas telas eram gigantes, e o desempenho dessas com telas “pequenas” eram “poucas”.

Pois é Rebinson, mas elas estão demorando alguns segundos para abrir, e dá para sentir isso que dá aquela travadinha antes de abrir pela primeira vez.
Acho que vou começar a fazer tudo novamente…

[]s
Alexander

Notei que o problema de ficar lento, é o JTable, quando eu coloco a opção de vinculação e mando importar dados para o formulário, através das opção de conexão ao BD dele, vou fazer a conexão dele a mãe e popular o JTable para fazer o teste.

[]s
Alexander