preciso fazer uma aplicação intranet para acessar pelo palm por exemplo em um restaurante o garçon registra os pedidos em um palm
ae vem a duvida desenvolver com JSP e wml ou fazer uma aplicação J2ME ??
essa aplicação eh basicamente acesso a banco comecei a fazer em JSP e wml pelo pouco conhecimento que tenho em J2ME mas é muito limitado essa linguagem
Olá,
Depende muito da sua aplicação, se vc vai desenvolver para uma coleção de dispositivos e seu público alvo é bastante diversificado
no “celular”, aconselho a fazer em J2ME. Porém se seu público é mais restrito com dispositvos mais modernos não tem problema
desenvolver uma página normal de internet (JSP).
Hoje em dia, qualquer smartphone e celular mais rebuscado tem browser!! Volto a dizer depende muito do seu
público… e o que vc pretende expandir!!
WML / WAP ! ainda é utilizado ? agora é quaze tudo em (HTML, XHTML, JavaScript, and CSS)
Depende effcetivament do typo de smartphone, PDA, Mobile Information Device etc.
Quale é o Palm que utiliza ? : Palm pré http://www.palm.com/us/ utiliza webOS (Linux, Palm Mojo SDK) (HTML, JavaScript, and CSS)
Au menos 2 typos de soluçoes Java todas utilisao do lado servidor uma WebApp (JSP, Servlet...):
Do lado cliente :
1--> utiliza browser (HTML, XHTML, JavaScript, and CSS) quaze todos os mobiles tem um browser.
2--> Utiliza client Java ME (CLDC/MIDP2.0) que da accesso a uma Servlet da WebApp
2bis--> Utiliza client Java ME ( CDC) pode utilizar uma Applet o uma App java, como cliente que da accesso a uma Servlet da WebApp
Para mim a soluçao para : exemplo em um restaurante o garçon registra os pedidos no PDA.
Um browser que se connecta a uma Servlet e envia os dados num FORM xHTML e que verifica com JavaScript chega.
Concordo com o que já foi dito: se os dispositivos são atuais e podem acessar páginas HTML sem problemas, use JSP e resolvido. Agora, se você precisar usar em dispositivos diversificados ou não tão recentes terá que usar o JavaME.
A grande desvantagem do Java ME é a limitação de classes da API em comparação ao Java SE. Isso muitas vezes atrapalha bastante.