Aplicação Java desktop com cliente gordo

18 respostas
M

Pessoa, estou desenvolvendo uma aplicação java para desktop. Nela vários usuarios em diferentes maquinas na mesma rede poderão acessar informaçoes de um banco de dados único. Escolhi então desenvolver um modelo cliente/servidor no qual o cliente será um cliente gordo.
Gostaria de deixar apenas um executável no servidor que contém o banco de dados e os outros pcs acessariam esse executável através de um atalho em cada máquina registrada na rede. Gostaria de saber como implementar esse cliente gordo utilizando o hibernate para a persistência e acesso de dados. Como devo fazer a configuração do hibernate para que isso seja possível?

grato,
Marcio Neves

18 Respostas

wariows

marciodemendonca:
Pessoa, estou desenvolvendo uma aplicação java para desktop. Nela vários usuarios em diferentes maquinas na mesma rede poderão acessar informaçoes de um banco de dados único. Escolhi então desenvolver um modelo cliente/servidor no qual o cliente será um cliente gordo.
Gostaria de deixar apenas um executável no servidor que contém o banco de dados e os outros pcs acessariam esse executável através de um atalho em cada máquina registrada na rede. Gostaria de saber como implementar esse cliente gordo utilizando o hibernate para a persistência e acesso de dados. Como devo fazer a configuração do hibernate para que isso seja possível?

grato,
Marcio Neves

Deixa eu ver se eu entendi:

• Tua aplicação fica no cliente
  • Teu banco de dados num servidor separado

É isso?

M

Não a aplicação ficaria no mesmo servidor do banco de dados. Os clientes, no caso, acessariam essa aplicação através da rede.

dicabeca

cara me desculpa estou me matando aki,tem uma api para isso,esqueci o nome ja ate trabalhei com isso mais faz um tempo,ela resolveria seu caso,tipo o cliente teria aplicacao na maquina dele(mas ele pega de um servidor),porem cada atualizacao que vc faca na sua aplicacao,qnd o cliente entrar nela atualiza automaticamente pq ele sempre esta olhando a aplicacao q esta no servidor,se alguem sbe do q eu estou falando posta ai por favor q estou me remoendo tentando lembrar !!!

wariows

Os clientes acessariam o executável (ou o .jar que seja) através de compartilhamento de rede windows?

dicabeca

bom na verdade eles baixariam o .jar e executariam na propia maquina,a vantagem era as atualizacoes automaticas,mais se tiver q executar no servidor pq nao faz web entao ?

wariows

é o que eu to tentando entender…

ou ele faz todo no cliente com o sgbd no servidor, ou faz todo no servidor (daí seria muito melhor fazer pra web)

dicabeca

entender oq nao é vc que vai fzr o sistema ?

wariows

dicabeca:

entender oq nao é vc que vai fzr o sistema ?

eu mesmo não… tá loooouco!

vê o primeiro post!

dicabeca

hehehe foi mal comecei a falar com vc pensando q vc tivesse aberto o post !,foi mal hahahhahah

wariows

ahuahuaauhauha

(ainda to esperando o cara me responder o que ele quer, afinal)

M

o .jar poderia ficar tanto nos clientes ou no pc que contém o banco de dados. Caso ele fique no pc que contém o banco de dados os clientese acessariam através da rede do windows o executavel nesse pc.
Meu problema eh que as atualizações q eu faço a partir de um cliente n reflete diretamente no outro cliente, eu tenho q fechar a aplicação e rodar novamente para poder ver os dados alterados. creio q isso seja algum problema de configuração no hibernate.

lcegatti

Java Web Start ???

wariows

marciodemendonca:
o .jar poderia ficar tanto nos clientes ou no pc que contém o banco de dados. Caso ele fique no pc que contém o banco de dados os clientese acessariam através da rede do windows o executavel nesse pc.
Meu problema eh que as atualizações q eu faço a partir de um cliente n reflete diretamente no outro cliente, eu tenho q fechar a aplicação e rodar novamente para poder ver os dados alterados. creio q isso seja algum problema de configuração no hibernate.

Você não estaria carregando os dados na hora que levanta a aplicação?

dicabeca

pessoal lembrei java web start !!!

dicabeca

i o cara tinha postado la em cima nem vi foi mal,lembrei agora e fui me empolguei e escrevi logo nem vi os post a cima heheheh, e o cara ate agora nao respondeu!!!

dicabeca

bom respondendo sua pergunta, java web start resolveria o seu problema, e sim esse problema e com a configuracao do hibernate vc tem q implementar q quando acabar o processo vc da um session.Flush()

fabim

Passando aqui só pra encher o saco:

Pelo que vi, acho que seu sistema não é CLIENT/SERVER.
Não é pq a aplicação (ou atalhos) está em uma maquina, e o banco de dados em outra maquina, que define uma arquitetura cliente-servidor.

Ainda tem muita gente que pensa que cliente-servidor siginfica MEIO FISICO diferente.

H

Pelo que vi, acho que seu sistema não é CLIENT/SERVER.
Não é pq a aplicação (ou atalhos) está em uma maquina, e o banco de dados em outra maquina, que define uma arquitetura cliente-servidor.

Concordo em gênero número e grau…
Acho que o ideal seria você disponibilizar cada aplicação para os clientes através de um servidor de aplicação usando JWS(Java WebStart) caso seja uma aplicação (JSE) ou então você criar um servidor Socket e vários clientes acessando esse servidor dessa forma seria um cliente servidor.

[]'s

Criado 9 de setembro de 2008
Ultima resposta 11 de set. de 2008
Respostas 18
Participantes 6