Aplicação Java Desktop com NetBeans, com fazer?

Meu mundo de aplicação desktop é o Delphi (não conheço nada de Java, ainda), então, qnd preciso começar uma nova aplicação é simples. Como faço isso no NetBeans, ou seja, que ele me inicie com um formulário principal, assim com acontece no Java?

Ou seja, a minha aplicação Java já começaria com um formulário principal. Só o formulário, sem menu, sem nenhum outro elemento.

Obrigado

Aconselho a vc a estudar o java basico antes de vc passar para uma IDE como NetBeans, conhcer os layouts e tudo mais isso tudo estudando e fazendo as interfaces na mão. somente o basico para vc entender o funcionamente de se criar aplicações Desktop em JAVA

Se quiser ir se adiantando, algo que não aconselho, veja aqui: http://www.netbeans.org/kb/60/java/gui-db.html um exemplo completo de uma aplicação desktop acessando banco de dados, o que o Delphi faz de melhor.

Bom, eu tb conheço Delphi e trabalho com Java (Desktop inclusive, por coincidência).

Vc vai perceber que fazer tela no NetBeans não é o mesmo “mundo de sonhos” que é na IDE do Delphi. Vai inclusive passar muita raiva por isso… hahahha… mas normal, vc pega o jeito.

Mas concordo com os amigos, não adianta vc achar que basta começar um formulário, colocar alguns componentes nele e programar os eventos que vai sair uma aplicaçãozinha java. O ideal seria vc estudar conceitos, aprender antes como tudo funciona, a OOP por ex, pra só depois vc poder usar algo como o NetBeans e/ou Eclipse, que são ferramentas que apenas facilitam as coisas pra vc, elas fazem uma parte do seu trabalho digamos, pra melhorar a performace de desenvolvimento.

Não é como o Delphi que obrigatóriamente vc tem que usar a IDE. Java vc faz “na unha”, no bloco de notas mesmo por ex.

Qq coisa é só gritar que a gente ajuda! Boa sorte!!! :wink: