Aplicação Java rodando como serviço do Windows + GUI

Fala pessoal,

Então, tive que implementar uma rotina de envio de arquivos para um FTP como um serviço do windows. Até aí tudo bem, consegui registrar o meu jar como um serviço utilizando o JavaService disponível em http://javaservice.objectweb.org/.
Agora foi solicitado que eu coloque no System Tray um programa para interagir com esse jar e mostrar ao usuário o status desse serviço. Tentei implementar isso no código do serviço mas o TrayIcon não é mostrado na bandeja do Windows. Verifiquei a documentação do JavaService, e parece que não é possível montar uma interface gráfica diretamente no código do serviço.

Minha pergunta é, qual seria a melhor maneira de fazer essa interação? De primeira pensei em fazer essa interação através de socket, mas talvez alguém já tenha passado por esse mesmo problema e achou alguma solução mais pronta do que essa… Existe alguma outra API para trabalhar com o Gerenciador de serviço do Windows que me permita essa interação de uma maneira mais simples?

Infelizmente não. Você pode montar algo pra ‘pingar’ e dar shutdown (Sugestão: Usando JMX) e executar um ‘net start xxx’. Mas não ficaria tão nativo assim. Bem, é apenas uma idéia.

(Nota Mental: Talvez montar isso usando .NET seja mais fácil)