Aplicação JAVA WEB rodando na INTRANET

Sempre desenvolvi minhas aplicações usando localhost:8080, gostaria de subi-la para intranet.

Alguém poderia me ajudar?
Obrigado.

Você se refere a intranet como a rede local?
Se sim, você precisa exportar o “produto” criado, isto pode ser feito de diversas formas e depende de como você está desenvolvendo.

• Se utiliza maven ou gradle ou similar, verifique como criar o WAR ou EAR a partir da ferramenta que utiliza (eventualmente, o JAR)
  • Se está desenvolvendo “na unha”, sem uma IDE ou qualquer outra ferramenta, pesquise sobre como gerar um jar pela linha de comando
  • Se está utilizando uma IDE, normalmente elas já geram o “executável” e armazenam em uma pasta no próprio projeto (dist no netbeans, por exemplo. Se for eclipse, você consegue exportar para um local definido no momento da exportação)
1 curtida

É só instalar um container de aplicação (Wildfly, Glassfish, qualquer um de sua preferência, ou que a empresa utilize) no servidor da intranet e fazer deploy lá.

Para os outros computadores da rede poderem acessar a aplicação, você vai ter que configurar o container para aceitar requisições em determinada interface de rede (ou em todas) além de só localhost, que geralmente é o padrão. No caso do servidor possuir várias interfaces de rede, sendo que apenas uma é da intranet, tem como você configurar para o container de aplicação só aceitar requisições naquela interface específica.

Se você quiser, pode configurar o DNS dentro da intranet para redirecionar o domínio para o IP da interface do servidor onde o container está escutando.

1 curtida

Seria local mesmo. Mas seria em JAVA WEB. Não teria o executável.

O executável a que me refiro é o WAR ou EAR (WAR = Web ARchive e EAR = Enterprise ARchive). Existe um novo tipo, mas isso não é importante agora.
Você precisa gerar este artefato, de acordo com o que disse antes e, depois, colocar para executar no container/application server, conforme disse o @lvbarbosa

Obrigado pela ajuda.

Entendi, vou gerar este artefato através do eclipse. Depois configuro o container de aplicação no servidor da intranet e faço deploy lá, certo?

Está usando qual container/application server?
Dependendo de qual for, podemos auxiliar no passo a passo ou na configuração