Bom dia pessoal, acredito que sou o mais recente usuário aqui. Meu problema é o seguinte:
Meu TCC se aproxima e preciso criar uma aplicação em Java para gerenciar e controlar saída de alunos num internato adventista. Sabendo que a aplicação não é para uso comercial, mas sim para uso interno (pelos próprios alunos fazerem suas saídas), a dúvida é: qual dentre Web e desktop seria melhor escolher?
Preciso de vossa ajuda com máxima urgência.
Grato 
Pela urgencia, usa o que você mais conhecer.
Só por este fato eu diria que no MÍNIMO deve ser WEB. Aconselho ainda a ter um APP mobile.
Pensa como seria se fosse desktop, o aluno deveria ter o programa instalado no seu PC e usar este pc para fazer o registro na saída, quem usaria isso? acredito que ninguém.
E na web? o aluno terá de acessar um site, fazer login e registrar a saída, ainda não é bacana. Melhor coisa seria uma app, onde já tem o login salvo, pode fazer o registro em um toque.
Obrigado pela dica Rodrigo. Na verdade, a aplicação não precisará fazer login. Já será uma interface onde o aluno somente procura por seu RA (Registro do Aluno) e exibe seus dados. Daí clica em criar saída, ver pendências, atrasos no retorno, etc.
Terá um único computador na recepção do residencial, onde cada um faz sua saída, seguindo os passos descritos acima.
*Tenho mais conhecimento em Java Web e um pouco de desktop, penso que na Web é uma pág após muda para outra pág, em desktop, pode-se visualizar duas ou mais telas, fechar uma e permanece na anterior.
O que diz caro Void?
Vai deixar os dados de todos expostos a qualquer um? inclusive outras pessoas na web? isso é bad cara. Sabe que a zueira do BR não tem limites… rsrs
Não cogito desktop. A não ser que seja um programa onde só vc vai mexer.
Rsrs calma ae.
A tendência é que os dados só estarão expostos quando o aluno pesquisar seu RA, permanece enquanto estiver realizando a saída e tudo será limpado, fechado as telas e voltado à tela inicial após o aluno clicar em “criar saída”.
Não entendi, vc falou que não teria login, logo qualquer um não poderia acessar o sistema, pesquisar por qualquer aluno, ver seus dados e registrar a saída?
Foi muito god nessa kkkkkkkk.
Mas concordo totalmente com o @Rodrigo_Void, em qualquer aplicação não se deve deixar o acesso livre. Pois existe inúmeras possíbiladades de uma caquinha acontecer. Seja um curioso, uma crinaça brincando no pc. Um objeto que caiu em cima do enter e salvou um formulário incompleto.
E quanto a sua pergunta.
Caso queira se aprofundar mais no java desktop, vá em frente. Partindo do princípio que uma aplicação simples, vale a pena usá-la como fonte de estudo.
Agora se quiser montar algo mais elaborado sem dúvida é melhor web.
Você pode intalar o servidor aplicações nessa mesma máquina da recepção.(ideal uma máquina em paralelo e reservada somente a este fim).
E além da possibilidade de poder acessar a aplicação em qualquer máquina, logo evitará um gargalo na máquina da recepção. Os alunos também poderão acessar pelo smartphone. Elevando ainda mais os status de um programa bem feito por você.
Eh, @Rodrigo_Void não terá login. A finalidade é voltar para a tela inicial para uma nova pesquisa do RA, ninguém informa seu RA a outra pessoa para não correr esse risco neh rsrs
É só um conselho…
Esta informação é fácil de ser obtida. Se der treta é o seu que estará na reta.
Excelente ideia cara. Obrigado, vou avaliar essas possibilidades.
Verdade kkkkk melhor então ter login.
Valeu pelas dicas @Rodrigo_Void
Partindo do pré-suposto que o login será feito através do seu RA, você está deixando a segurança do sistema exposto. Uma vez que a escola tem o RA de todos os alunos armazenados em arquivos ou sistema.
Basta apenas um pouco de engenharia social que os colaboradores da escola irão te disponibilizar esta informação. Além de outro problema simples que é o temporário do navegador irá armazenar o valor do RA no formulário, de login.
Quer usar o RA use, porém junto de uma contra-senha.
Faça web entao… ja que podera ser acessado entre varias pessoas. O fato de não ter login realmente pode te dar dores de cabeça, faça um tela de login que solicite a matricula e uma senha.