aplicação lenta

Boa tarde pessoal,

Terminei uma aplicação para desktop com swing, porem estou achando muito lenta, o que é preciso fazer para o mesmo ser mais agil ?
usar awt ?

Cara depende muito do que está deixando ela lenta, eu acho que swing é mais rápido que awt.

De uma olhada nas coleções que estais usando.

Existem diversas coleções, é só tu achar uma para função que tu quer executar.

O primeiro e mais importante passo é identificar os pontos onde ela é lenta e usar um profiler. O java tem ótimos profilers. No netbeans vem um integrado e na VM vem o visualvm.

O segundo passo, é otimizar esses pontos. Geralmente o problema está em consultas no banco, ou mesmo em erros no código. Verifique se vc não está carregando dados demais.

Dificilmente o problema está no Swing. Certifique-se também que você usa boas práticas do Swing, como não usar o DefaultTableModel (ele consome mais memória e processamento).

E usar AWT não vai resolver. E também vale lembrar que ela é menos flexível e tem muito menos recursos, o que geralmente a torna inviável.

entao cara, usei muito if e muito ActionListener sera que pode ser isso ?
Qdo clico em algum botao, ele demora pra executar e ainda tem que ficar clicando um monte de vez.

É pouco provável. Use o profiler que é a melhor forma de vc descobrir qual é o problema. Acompanhar a execução passo-a-passo também ajuda.
Clicar um monte de vezes não deveria ser necessário. Isso tá com cara é de bug.

:oops: o que é um profiler ???

:?: