Criei uma aplicação para rodar local, só que meu cliente deseja passar para a web, existem várias tables e mais componentes… só que o problema é que eu passo essa aplicação para JApplet só que ela não consegue conectar com o banco… como faço para minha aplicação java rodar via web fazendo conexão com o banco ?
Nunca use Applets com banco de dados, depedendo de como sua aplicação foi desenvolvida seu impacto pode ser menor, caso suas classes estiverem no padrão MVC, simplesmente trocaria a sua parte VIEW que pode ser SWING, AWT etç por JSP com Servlets fazendo esse meio campo entre suas classes de negócio.
Com as mesmas funcionalidades? Bem difícil, a não ser que você seja bem experiente como o pessoal do Google que fazem ótimas ferramentas web.
mas você ainda pode usar sua app local para buscar e interagir com os dados remotos. É só adaptar. E se você separou bem as camadas e responsabilidades da sua app, isso fica, teoricamente, fácil.
De acordo com o que eu li, acho que a melhor solução é criar páginas JSP utilizando servlets. Mas como irei por exemplo colocar uma JTabble em minha página da web? será possivel ?
Se você realmente quer manter a estrutura de client/server da sua aplicação, pode utilizar isto: http://vjdbc.sf.net.
Ele vai fazer com que sua aplicação applet/desktop conecte-se via RMI ou HTTP/S a um banco de dados usando JDBC mesmo. Isto NÃO transforma sua aplicação em um modelo de 3 camadas, pois o VJDBC é apenas um proxy. Tanto que não dá para usar pool de conexão.