É o seguinte, sou iniciante em Java e to exercitando o pouco do que eu sei… To fazendo uma aplicaçãozinha MDI.
A lógica é essa, né?
Janela Principal : JFrame com meu JMenuBar
Dentro desse JFrame, eu adiciono um JDesktopPane, e dentro deste, adiciono meus JInternalFrame’s.
O que eu gostaria que acontecesse é o seguinte, quando eu chamo um Frame Interno, eu gostaria que meu MenuBar ficasse desabilitado.
Isso é possível??
Gostaria de opiniões e dicas de como criar uma aplicação MDI descente, ehehehe, sem gambiarras!
Eu discordo, MDI é Desktop e Web é web, são coisas diferentes, um programa bem projetado usando MDI é perfeitamente usável, mesmo porque em várias situações ficaria completamente inviável implementar sem várias telas, mas enfim, apesar de comprovada, essa é minha opinião.
Me refiro um caso que tenho por exemplo, é um sistema que abrange toda a administração e a produção da empresa (laminação gráfica) no qual tenho 38 módulos que podem ser abertos dentro de um JDesktopPane (dependendo da permissão de cada usuário), digamos que o usuário tenha permissão para usar 12 desses módulos, ele vai abrir 12 dentro do ambiente de trabalho do sistema e não espalhar as telas no seu desktop (que pode ser *ux ou windows).
Aceito sugestões, se existir algo mais inteligente pra isso eu definitivamente não conheço, e se conhecer eu passo a usar.
[quote=javer]Me refiro um caso que tenho por exemplo, é um sistema que abrange toda a administração e a produção da empresa (laminação gráfica) no qual tenho 38 módulos que podem ser abertos dentro de um JDesktopPane (dependendo da permissão de cada usuário), digamos que o usuário tenha permissão para usar 12 desses módulos, ele vai abrir 12 dentro do ambiente de trabalho do sistema e não espalhar as telas no seu desktop (que pode ser *ux ou windows).
Aceito sugestões, se existir algo mais inteligente pra isso eu definitivamente não conheço, e se conhecer eu passo a usar.[/quote]
Já desenvolvi software nas duas modalidades e os pontos que vcs levantaram são bastante relevantes, só gostaria de adicionar que com o MDI vc tem como deixar o usuário gerar mais uma instancia do mesmo formulário porem com atributos diferentes fazendo com que o usuário tenha condições de comparar as informações. Com o formato utilizando abas este tipo de coisa fica um pouco mais chata de fazer; pois vc só pode visualizar uma aba por vez, e tudo que acontecer que não estiver em uma aba fica muito estranho, parece que alguma coisa ficou desafinada fugindo do estilo.