Aplicação mostrando propaganda de tempo em tempo

Boa tarde pessoal, não consegui definir o campo assunto da melhor forma possível, mas vou tentar explicar aqui o que desejo.

Estou na fase final da minha monografia, trabalho com cloud computing, porém o que desejo é apenas um complemento a este projeto.

Vou direto ao ponto, o sistema já está funcionando perfeitamente, porém eu busco dicas e sugestões sobre o seguinte:

Gostaria que, após o usuário estar com o a aplicação rodando, de tempos em tempos fosse apresentado para ele uma espécie de frame com uma propaganda.

Semelhante a idéia de alguns programas que você pega a versão de teste e fica toda hora abrindo propaganda, porém no meu caso a propaganda será dos patrocinadores do sistema, tendo em vista que este programa está sendo financiado por algumas empresas e pela própria universidade, sendo assim, o sistema NÃO TEM FINS LUCRATIVOS.

Imaginei ao executar o sistema, o mesmo chama uma thread que vai apresentar uma propaganda, tipo VESTIBULAR 2011, isso ficaria por uns 3 segundos na tela e fecharia ao acabar esse tempo; depois de 20 minutos uma nova propaganda: GUJ - MAIOR FORUM BRASILEIRO SOBRE JAVA, fica durante 3 segundos e sai; depois nova propaganda:VESTIBULAR 2011, fica 3 segundos e sai… e assim por diante.

O que tenho até o momento:

O aplicativo já rodando(peço desculpas, o projeto é muito grande, não dá para disponibilizar aqui);
Uma classe jDialog que é onde pretendo colocar as propagandas que aparecerão de tempos em tempos(quando aparecer o jDialog vai mostrar por uns 3 segundos a propaganda).

Imaginei a utilização de Thread, mas não sei se é viável, tendo em vista que a primeira chamada da propaganda será feita ao iniciar o aplicativo e o consumo de memória pode ser grande. (O sistema será utilizado em um servidor que fornecerá para terminais burros).

Resumindo:
1 - Aplicação X rodando;
2 - Dê 20 em 20 minutos chama o jDialog com propaganda;
3 - Propaganda com jDialog fica uns 3 segundos;
4 - Propaganda sai;
5 - Após 20 minutos volta no item 2;

Desde já fico muito agradecido e qualquer dúvida estou sempre a disposição!

Grande abraço e boa tarde!!!

Dica: não bloqueie a utilização do programa enquanto a propaganda estiver no ar (só no início do programa, talvez).
Se você já viu um site Web com propaganda sabe o que eu estou falando.

Se você, periodicamente, ficar bloqueando, você vai é ser amaldiçoado até a sua última geração.

Uma coisa que incomoda “menos” é você pôr um banner no topo do seu JFrame, por exemplo. Obviamente, se esse banner for muito estático, o usuário simplesmente vai se acostumar com ele e vai acabar não enxergando mais. Sabe que o Java permite visualizar GIFs animados? Então…

Concordo plenamente, propaganda torra a paciência de qualquer um.

Porém, infelizmente tem que inserir de alguma forma a propaganda no sistema, nem que seja para aparecer de 3 em 3 horas. Só preciso de uma sugestão de como colocar isso.

Em relação a gif, bem, é o que está ocorrendo já: o sistema é iniciado, aparece a propaganda que fica por 8 segundos iniciais e depois fecha sozinho, liberando acesso ao usuário. Porém queria que essa propaganda voltasse.

Só destacando, não tem necessidade de bloquear o acesso do usuário enquanto estiver a propaganda. Só preciso que apareça a propaganda e passado alguns segundos ela saia sozinha. Não precisa bloquear, somente necessito que apareça a propaganda de tempos em tempos.

Obrigado!

Cara, já pensou em usar somente Ajax com JQuery???

É que eu não sei quais ferramentas você está usando, mas o ideal seria alguma função escrita em javaScript, por exemplo, que pegasse pra você a cada 30 segundos
o banner em algum diretório do servidor. Sem ser com Ajax, não sei como você vai fazer isso. Nem que o Ajax faça uma requisição a Servlet ‘BuscaPromo’, mas pra atualizar
o conteudo da pagina dinamicamente vai rolar um Ajax.

Agora, se para cada requisição diferente houver uma propaganda diferente, recomendaria o uso de Filtros. Por exemplo: para cada vez que o usuario acessar o index.jsp, o filtro verifica qual a proxima propaganda a ser exibida e a exibe.

Dá uma pensada em usar AJAX. Se você não souber, com JQuery é moleza. Recomendo uma lida nos tutoriais da www.w3schools.com

Vc fez um grande aplicativo swing e não sabe usar threads?

Obrigado oddy.silva, já implementei com Ajax, ficou como eu queria, porém novas sugestões são sempre bem-vindas.

Em relação a questão a resposta enviada por mochuara, o projeto possui algumas dezenas de Threads já que se trata de um serviço de acesso remoto através dos protocolos RFB e RDR em máquinas virtualizadas em clouds.

O que eu queria (e ainda aceito) era apenas uma sugestão ou dica (conforme citei na questão) da melhor forma de manter uma publicidade no programa, não perguntei como fazer Threads.

À quem entendeu, obrigado pela ajuda, e se alguém mais tiver sugestões, estou a disposição!

Abraços!