Olá.
Estou trabalhando num projeto onde precisarei criar uma aplicação móvel para conectar-se num servidor e buscar/inserir dados. Estive pensando em maneiras de fazer isso, e acabei estudando um pouco sobre Web Services, SOAP especificamente. Tudo parecia ser interessante, mas o que me deixou com o pé atrás foi o fato dele trabalhar com arquivos XML para fazer requisições/respostas. As conexões com a internet nos dispositivos móveis são muito instáveis e tendem a ser bastante lentas. XML, provavelmente faria pacotes maiores pra transferir nessa rede, trazendo uma lentidão ainda maior.
A minha idéia no momento seria criar dois servidores. Um servidor roda um servlet que espera as conexões dos dispositivos móveis. Esse servidor, a partir dos dados recebidos, faz chamadas através do SOAP no servidor Web. O servidor Web responde para o servlet, através do SOAP também, e a servlet retorna os dados em texto puro (porém criptografado - SSL) para o dispositivo móvel.
O que me deixa com dúvida é o fato de que, talvez, eu esteja utilizando muita coisa pra resolver um problema simples. Será que vale a pena trabalhar com esses dois servidores? É viável? Ou seria mais vantagem simplesmente utilizar uma servlet?
Provavelmente esses dois servidores rodarão na mesma máquina. A comunicação seria rápida, mas talvez não tanto quanto utilizar um servidor apenas.
Enfim, gostaria que quem estuda/trabalha sobre isso se manifestasse a respeito da implementação que estou “bolando”. Eu acho que com web services ficaria algo mais completo, mais evoluído e mais nerd… hehe… só não gostaria que ficasse com desempenho inferior. Se tiverem dicas, estou aceitando!
Valeu!