Olá Pessoal!
Tenho uma aplicação que comuica-se com um banco de dados em Access, eu gostaria que esta aplicação funcionasse multi-usuario, como devo fazer? preciso usuar a plataforma J2EE.
A aplicação não é WEB, é SWING.
Valeu!
Cristiano
Olá Pessoal!
Tenho uma aplicação que comuica-se com um banco de dados em Access, eu gostaria que esta aplicação funcionasse multi-usuario, como devo fazer? preciso usuar a plataforma J2EE.
Valeu!
Cristiano
Qual sua definicao de “multi-usuario”?
Rafael
Eu me lembro de um tempo em que o pessoal usava “aplicações multi-usuário” com Access e VB 3.0 (na verdade uma aplicação desktop).
Quando a gente tentava pôr mais de 5 ou 6 usuários nessa aplicação (se não me engano era um Office Banking que devia rodar em Windows 3.11) dava problema porque o Access não funcionava bem para essas coisas, pelo menos nesse tempo do VB 3.0.
É esse tipo de coisa antiga que você está tentando fazer (um arquivo .MDB em um drive mapeado, que várias aplicações devem acessar?)
[quote=cas]Olá Pessoal!
Valeu!
Cristiano[/quote]
O que deve fazer … hummm é complexo.
Primeiro vc deve verificar que a sua aplicação está pelo menos em 3 camadas. Visualização (Swing) , Controle (processamento etc…) , Persistencia (banco de dados)
A parte swing vc já tem, e de persistencia, suponho que tb. Agora a de controle. Divida a camada de Contole em duas. Uma que pode correr na maquina cliente. Esta camada corre processos que não precisam de interagir com o banco de dados. E a outra que interage directamente com o banco de dados.
Vc não precisa usar J2EE , isso é uma questão de gosto. Eu perfiro usar, mas sei que dá um pouco de trabalho para quem nunca tocou nisso.
O banco de dados em Acess pode ser um problema. Para usar J2EE com banco de dados o banco de dados tem que ter suporte JDBC e pelo que sei o Acess não tem, a não ser via ODBC, e isso é muito ruim para usar com J2EE. Se usar J2EE mude de banco ( O firebird ou o hsql pode ser opções dependendo da complexidade do banco) Como servidor J2EE o JBoss é uma boa opção. É dificil obter ajuda sobre ele , mas o dificil mesmo é escrever os EJB.
Se não quiser usar J2EE vc precisa pelo menos de algo que consiga suportar várias ligações simultaneas via sockets. Tentar escrever algo do tipo é reinventar a roda e por isso existem os servidores de aplicação com o JBoss. Mas a decisão é fundamentalmente sua.
O principal é entender que antes de mudar para uma aplicação cliente/servidor o seu projecto tem que já estar preparado para isso com camadas bem definidas e independentes.
Access multi usuario é receita quase infalivel de problema. Se possivel migre para 1 RDBMS de verdade (postgresql, mysql, firebird e derby são banco sem custo de aquisição e de ótima qualidade) e mesmo com 2 camadas pode ser possivel conseguir 1 resultado legal.
Muito Obrigado!
Cristiano