Então, acho que isso não chega nem “qual o meio mais fácil” e sim “qual o meio?”
Isso ai acho que pode ser estudo até de teses de mestrado na computação 
acho que tem a ver com replicação de dados… tipo, vc ja pensou em o que fazer nesses casos:
- vc inclui algo na aplicação offline, depois em outra maquina online vc inclui de novo a mesma coisa (isso foi direto pro banco), depois em outra maquina online vc altera aquilo que foi incluido, e la para frente vc conecta aquela maquina offline (primeira) na rede, o que fazer com aquele registro?! vc não pode gravar ele, porque ja foi gravado e até alterado, mas como vai saber?!
- Você exclui um registro sem qualquer relacionamento em uma maquina offline e isso fica pendente para ser feito no servidor, depois em outra máquina on line vc inclui algum relacionamento para esse registro, logo quando for sincronizar vai dar erro…
assim, da para enumerar muitos casos aqui, e muitos deles sem solução… eu lembro que quando estava saindo da faculdade, um amigo estava fazendo trabalho de conclusão sobre replicação de dados, ai lembro até que um dia estavamos conversando, eu, ele e o orientador dele, e a gente tinha levantando uma hipótese se seria possivel um cliente se comunicando com um bd e outro cliente conectado a outro bd (mesma base mas em servidores diferente), e depois fazer um sincronismo dessas duas bases?! a conclusão que chegamos é que isso é impossível, justamente por problemas como enumerei la encima, não tem como vc garantir isso… um sisteminha de poucas tabelas acho que até da para pensar em uma arquitetura, mas que seja algo do tipo: meu usuário não interfere nos registros dos outros usuários e 90% das coisas que são feitas na base é inclusão ou consultas de registros (o que complica na minha opinião é a alteração e exclusão)…
No seu caso os problemas não chegam nem a apenas acessar uma base não atualizada, acrescenta nisso ai o fato de vc não ter acesso a nenhuma base, o que faria vc ter que pensar em uma forma de ficar replicando a base nos clientes (ou parte dela) para que ele possa usar offline (o que na pratica é inviavel)
enfim, desculpa ser tão desanimador heheh mas… me diz qual o tipo de sistema que vc vai fazer, que situações o usuário estaria “offline”, que tipo de coisas ele faria no sistema (tanto quando esta online quanto offline), etc… descreve seu sistema ai… talvez assim daria para eliminar boa parte dos problemas e pensar em uma forma de fazer…