E ai galera!
Estou começando a desenvolver uma aplicação que ira ser executada em um browser. É bem simples, o serviço será colocar planilhas e documentos a disposição de todos os clientes em tempo real, ou seja assim que eles forem salvos. A dúvida é o seguinte, terei que cria paginas com o formato das planilhas e doc’s que irei trabalhar, ou posso somente trabalhar no Office e depois fazer um Upload para gravar os arquivos no banco, para que assim todos tenham acesso.!
Aí, fera…
Aí depende do tipo de acesso que você precisa dar à esses arquivos…
Se for um acesso aleatório, onde as atualizações são enviadas e recebidas literalmente em tempo real (ou pelo menos próximo do real, rsrs), por exemplo, você pode usar XML e alguns scripts, ou melhor, AJAX…
Mas se for isso, então acho que não compensa reinventar a solução, uma vez que o Google Doc’s resolveria perfeitamente esse problema, sem ter que implementar nada…
Agora, se a necessidade for garantir a unicidade dos documentos na fonte, sem a necessidade de atualização dinâmica dos mesmos, então a melhor opção é guardar esses arquivos binariamente num banco de dados no servidor e dar acesso à esses documentos por parte dos clientes… Seria um “servidor de documentos”, rsrsrs…
É essa a idéia…
Um abraço!
É isso mesmo que eu estou pensando, fazer um servidor de arquivos “documnetos”, minha ideía é gravar no banco somente endereços de onde realmente ao arquivos irão ficar, dessa forma quando alguém fizer a requisição, vai acessar o banco que ira buscar o arquivo e envialo ao cliente novamente.