Aplicacao para consulta

Bom dia pessoal,

Eu sou novo no mundo java, o conhecimento que eu tenho e mais academico (algoritmos).
Agora eu tenho que fazer uma aplicação que consulta informações do BD (MySql) para os gerentes da empresa que eu trabalho. Eu tenho todas as consulta ja desenvolvidas em SQL (não são consultas complexas). A minha duvida e a seguinte: desenvolver em Desktop ou WEB? devo usar Hibernate?

Alguem pode me dar uma dica?

Att

Fala beowulf

Cara, a sua pergunta sobre a aplicação ser web ou desktop na minha opinião deve ser respondida de acordo com o acesso à aplicação e à exibição desejada, não quanto ao BD.

O volume de acesso são 10 usuarios sendo que 2 usuarios sao externos.

Essa aplicação e uma consulta de pedidos que os representantes enviam.

Web é uma boa pela portabilidade. Qualquer computador hoje em dia tem um navegador web p/ poder acessar uma aplicação web bem construída. Considero web bem fácil de implementar também (talvez por que já trabalhe com páginas web há tempos). Leia bastante sobre HTML, CSS e Javascript, e use frameworks como o jQuery para facilitar a manipulação da página.

O mal dessa opção é que ela tem considerações de segurança bem maiores, mas sendo bem feita, dá tudo certo.

Quanto a Hibernate, eu diria sim. Programas tendem a crescer, e gerenciar esse crescimento implementando só em JDBC é uma dor de cabeça. Para consultas mais complexas dá sempre pra voltar p/ as consultas sem Hibernate. Uma vantagem é que você aprender uma ferramenta que o mercado pede.

Web costuma ter bem mais frameworks p/ ajudar a fazer os programas, mas também requer um tempo a mais p/ você aprender bem sobre eles.

Há também um outro mal maior: Por ter mais frameworks, precisar aprender mais, e etc muitas outras coisas, Java acaba pesando demais p/ aplicações Web simples, a menos que você tenha um legado de coisas Java na empresa.

Daí o surgimento de opções mais simples, como (J)Ruby on Rails. Vale a pena estudar.