Bom pessoal, estou fazendo um projeto aqui na faculdade em que tenho que desenvolver um sistema web com Java.
Já trabalho com Java há algum tempo(1 ano), mas nunca trabalhei com desenvolvimento web.
Pesquisando pensei que o melhor método seria trabalhar com JSP e servlets e usar um framework MVC como o struts.
Mas meu objetivo aqui é aprender como o negócio funciona, e eu queria saber com quem já mexe com isso a mais tempo se frameworks abstraem muitas coisas pra vc ou se compensa utilizá-los mesmo assim. Se não utilizasse um framework, tinha pensado em fazer um projeto MVC na mão mesmo, vcs acham muito difícil, muito trampo à toa??
Quem puder ajudar aí, vlw…
A resposta para esta questão depende do escopo do seu projeto. O framework abstrai sim muito do que seria necessário fazer na mão.
O Struts por exemplo, encapsula as regras de navegação, pois já possui um servlet que filtra todas as requisições e aciona a action devida. Se você fosse fazer esta funcionalidade na mão, com certeza terá um aprendizado muito maior. Se o objetivo por realmente aprender, aconselho que faça isso. Porém, os frameworks como o Struts, já estão no mercado há um bom tempo, são maduros e tratam os principais problemas que podem ocorrer quando se desenvolve na mão. Por isso, tenha em mente que desenvolvendo na mão, você terá que ter mecanismos para tratar adequadamente todo o ambiente da aplicação, como validações, controle de transações, direcionamento, etc.
Abraço.
Bom dia amigo!!!
Eu particularmente recomendo que vc faça na mão… veja o que é necessário… rale bastante… e quando estiver mais maduro, utilize um framework de sua preferência, pois vai agilizar e muito o trabalho.
Ps. Eu gosto muito do Mentawai…
Espero ter ajudado e boa sorte!!!
Valew ae pela ajuda e pelos conselhos, é o que eu estava pensando em fazer msm, primeiramente aprender fazer na mão todas as funcionalidades e depois passar a usar um framework. Mas daí eu tenho outra pergunta, vcs acham muito difícil desenvolver um projeto MVC assim sem nenhuma ferramenta utilitária?? Vcs tem alguma referência que ensine a trabalhar com isso… Eu dei uma olhada na apostila da Caelum, achei muito útil, mas acho que eles não dão uma abordagem tão boa pra esse assunto.
Bom obrigado de novo pela ajuda…
Abraço
Eu acho as apostilas da Caelum muito boas… sempre me serviram de referencia… é lógico que vc vai encontrar muita coisa na web… leia sobre mvc, design pattern e dê o start no projeto… as dificuldades que vc tiver posta que o povo do guj vai ajudando… mas nunca se esqueça… nada cai do céu… assuma o desafio e nos conte a sua vitória…
[]s
Depende mto, vc tem mto tempo pra fazer, se tiver seria legal fazer na mao e aprender mais, se nao tiver usa um framwork
Eu uso JSF
[quote=Mysthik]…Mas daí eu tenho outra pergunta, vcs acham muito difícil desenvolver um projeto MVC assim sem nenhuma ferramenta utilitária?? …
[/quote]
Olá
Acho que difícil não é, é somente muito mais trabalhoso com certeza, é como utilizar uma ferramenta case no banco de dados, ela faz tudo para você, mas se um dia você se deparar com uma situação em que precise criar todas as tabelas e relacionamentos do banco a mão não vai saber como porque nunca fez, acho que é válido fazer toda a estrutura do MVC a mão para você entender como ele funciona, pois se partir direto para um framework, por mais simples que seja, depois você provavelmente vai ficar boiando, foi o que eu fiz e não me arrependo!!!
Além disso, professores de faculdade(pelo menos todos que eu tive) tendem a não gostar muito do uso de artefatos externos aos que eles ensinam!