Pessoal boa tarde,
Preciso desenvolver uma aplicação Web e para interface visual (GUI) quero desenvolver em Ajax.
Por que Ajax?
Porque com ele poderei desenvolver aplicações com um visual moderno leve e intuitivo.
Porém, não conheço muito de Ajax, e por isso gostaria da ajuda de vocês, que tem experiência no assunto.
Algumas perguntas que gostaria da respostas da comunidade:
1 - Por onde deverei começar?
2 - Devo utilizar um framework? Qual ?
3 - Existem Editores visuais que auxiliam na criação de paginas com recursos de AJAX?
4 - Qual literatura ou site vocês recomendam para aprender AJAX?
Obrigado 
Olha, ajax não tem nada a ver com intuitividade e visual moderno, esse último tu pode deixar para um deseginer que ele se encarrega
Bom, vamos as repostas
1- Primeiro você deve definir o domínio da tua aplicação, feito isso você pode começar a desenvolver, é bom ter bem claro os objetivos do sistema e ter tudo que possível mapeado! Lembrando que é bom ter conhecimentos bens sólidos das tecnologias que você pretende usar (bando, linguagem de programação, html, Http, etc etc…)
2- eu uso o JSF com o RichFaces (que contém funcionalidades Ajax), isso vai do gosto
3- Sim, existem
4- Tem um tutorial da oracle bem bom, básico e bacana, eu postei o link aqui no fórum uma vez, mas dá uma pesquisada
Ajax não significa ser bonito nem mesmo intuitivo. Você pode muito bem fazer um site bem moderno, bem leve e intuitivo sem usar nada de Ajax.
Com base nesses três parametros (moderno, leve e intuitivo) e sugiro deixar Ajax apenas para carregar, por exemplo, um combo de cidades conforme o estado selecionado, abrir uma modal com um guia de ajuda conforme a tela que o usuário está, e afins. Ou seja, o Ajax será um facilitador, e não a base do teu sistema.
Tem gente que acha que fazer sistema moderno é entupir o site de Ajax e usar mais Javascript do que HTML puro. Isso me lembra em meados dos anos 97/98 que o pessoal descobriu GIF animado e entupia os sites com tudo que é GIF que tinha direito, e acham isso o máximo. Aliás o Homer Simpson tinha um site assim cheio de GIFs animados, hehe.
http://blogdomenino.com/2009/06/site-do-homer-simpsons/
Abraços
Acho que, primeiro ou paralelamente, vc deveria aprender a fazer ajax na unha (XHTMLRequest, iframe, javascript src=…) para entender o seu funcionamento. O fato de ser assíncrono tem suas vantagens mas tem peculiaridades.
Fique atendo a problemas de cross-domain.
Estude invasão por XSS para evitar o mesmo.
Depois veja como é simples fazer com jquery. Depois fica tranquilo de usar componentes que fazem isto por vc mas sem entender o que tem por trás vc pode ter serios problemas para descobrir o que diabos esta acontecendo num momento de aperto