Aplicação web com Tomcat embutido?

Pessoal estou desenvolvendo um trabalho de faculdade utilizando Java Web, mas o professor considera como extra para o trabalho que seja um site, e tem outro extra em que ele não precise de instaladores adicionais além do próprio executável da aplicação. Está difícil encontrar uma hospedagem JSP Free. Então queria saber se é possível gerar um instalador da minha aplicação web que já instale o Tomcat (e a JVM caso não tiver), tudo no mesmo instalador, que deixe a aplicação pronta para rodar no browser. Impossível?! Um servidor JSP free também resolveria meu problema.

Vlws.

[quote=GouverMXT]Pessoal estou desenvolvendo um trabalho de faculdade utilizando Java Web, mas o professor considera como extra para o trabalho que seja um site, e tem outro extra em que ele não precise de instaladores adicionais além do próprio executável da aplicação. Está difícil encontrar uma hospedagem JSP Free. Então queria saber se é possível gerar um instalador da minha aplicação web que já instale o Tomcat (e a JVM caso não tiver), tudo no mesmo instalador, que deixe a aplicação pronta para rodar no browser. Impossível?! Um servidor JSP free também resolveria meu problema.

Vlws.[/quote]

Cara manda o teu compilador gerar o arquivo “war”, depois de gerado é só colocar lá no servidor de aplicação e pronto. As aplicações Java para Desktop geram um arquivo “jar”, as aplicações web geram um arquivo “war”.

Já pensou em utilizar o jetty e inicia-lo via código (“programaticamente”) ?

[quote=anderson.bonavides][quote=GouverMXT]Pessoal estou desenvolvendo um trabalho de faculdade utilizando Java Web, mas o professor considera como extra para o trabalho que seja um site, e tem outro extra em que ele não precise de instaladores adicionais além do próprio executável da aplicação. Está difícil encontrar uma hospedagem JSP Free. Então queria saber se é possível gerar um instalador da minha aplicação web que já instale o Tomcat (e a JVM caso não tiver), tudo no mesmo instalador, que deixe a aplicação pronta para rodar no browser. Impossível?! Um servidor JSP free também resolveria meu problema.

Vlws.[/quote]

Cara manda o teu compilador gerar o arquivo “war”, depois de gerado é só colocar lá no servidor de aplicação e pronto. As aplicações Java para Desktop geram um arquivo “jar”, as aplicações web geram um arquivo “war”.[/quote]

Sim, eu sei disso. A questão é que se eu entregar o war para o professor ele ainda vai ter que instalar o Tomcat e o Java (se ele não tiver), e isso vai contar pontos a menos. É professor de matemática, então o cara não entende essas coisas e nem vai querer entender… Preciso saber se dá para deixar tudo que precisar já inserido em um executável para Windows, ou um servidor JSP gratuito também resolveria, daí eu só precisaria passar o endereço para ele.

Olá
Bom o JRE, ou JDK fica bem complicado empacotar num instalador. Bom torna a instalação do Java como um pré-requisito para sua aplicação.
Quanto ao seu projeto junto com o tomcat ou jetty é possível sim… basta colocar o war ou conteúdo do war no webapps deles.

Isso é que eu conheço que é possível… também se quiser ver um gerador de instalação pode usar o Izpack, você consegue fazer
umas coisas legalzinhas com ele.

Espero ter ajudado
Flwesss

Cara,

tu não pode fazer o deploy da aplicação. E jogar o arquivo(jar/war) para dentro Tomcat.

Ou se tu utilizar o Jboss tools por dentro do eclipse vc apenas da um build da aplicação e sob o servidor que a aplicação ja ta no ar.

Ajudei ??

[quote=jimmyhc]Cara,

tu não pode fazer o deploy da aplicação. E jogar o arquivo(jar/war) para dentro Tomcat.

Ou se tu utilizar o Jboss tools por dentro do eclipse vc apenas da um build da aplicação e sob o servidor que a aplicação ja ta no ar.

Ajudei ??[/quote]

Não, acho que você não leu o meu post…

[quote=GouverMXT][quote=anderson.bonavides][quote=GouverMXT]Pessoal estou desenvolvendo um trabalho de faculdade utilizando Java Web, mas o professor considera como extra para o trabalho que seja um site, e tem outro extra em que ele não precise de instaladores adicionais além do próprio executável da aplicação. Está difícil encontrar uma hospedagem JSP Free. Então queria saber se é possível gerar um instalador da minha aplicação web que já instale o Tomcat (e a JVM caso não tiver), tudo no mesmo instalador, que deixe a aplicação pronta para rodar no browser. Impossível?! Um servidor JSP free também resolveria meu problema.

Vlws.[/quote]

Cara manda o teu compilador gerar o arquivo “war”, depois de gerado é só colocar lá no servidor de aplicação e pronto. As aplicações Java para Desktop geram um arquivo “jar”, as aplicações web geram um arquivo “war”.[/quote]

Sim, eu sei disso. A questão é que se eu entregar o war para o professor ele ainda vai ter que instalar o Tomcat e o Java (se ele não tiver), e isso vai contar pontos a menos. É professor de matemática, então o cara não entende essas coisas e nem vai querer entender… Preciso saber se dá para deixar tudo que precisar já inserido em um executável para Windows, ou um servidor JSP gratuito também resolveria, daí eu só precisaria passar o endereço para ele.[/quote]

Da sim, inclusive existem algumas aplicações dessa forma.

Todas que vi até hj usam um servidor web chamado jetty.

http://www.mortbay.org/jetty/

Mas vc vai ter que descobrir como fazer pois eu até hj nunca precisei, e estou sem tempo agora para fazer um teste.
Mas não deve ser muito difícil, sua duvida é a mesma desse post (olha a mensagem do Guilherme Mello):

http://www.portaljava.com.br/forum/posts/list/29013.page

A hora que fizer posta ai.

ps: se teu professor de matemática não entende e nem quer entender dessas coisas, ele tb não pode exigir heheh e pontos extras em matemática deveriam ser dados por algo relacionado então a matemática e não onde a aplicação foi feita, ah se fosse comigo, típico professor que eu ia arranjar confusão kkkk.

Rapaz conversa com o teu professor pq acredito que vc não vá conseguir. Caso queira utilizar o servidor jetty ainda terá que aprender. Isso não vai dar tempo.
Sei q ele é de matemática, mas não é possível fazer da forma que ele quer. A solução é combinar um dia em um laboratório ou então vc levar o programa em um notbook e apresentar para ele.

[quote=luBS]Da sim, inclusive existem algumas aplicações dessa forma.

Todas que vi até hj usam um servidor web chamado jetty.

http://www.mortbay.org/jetty/

Mas vc vai ter que descobrir como fazer pois eu até hj nunca precisei, e estou sem tempo agora para fazer um teste.
Mas não deve ser muito difícil, sua duvida é a mesma desse post (olha a mensagem do Guilherme Mello):

http://www.portaljava.com.br/forum/posts/list/29013.page

A hora que fizer posta ai.

ps: se teu professor de matemática não entende e nem quer entender dessas coisas, ele tb não pode exigir heheh e pontos extras em matemática deveriam ser dados por algo relacionado então a matemática e não onde a aplicação foi feita, ah se fosse comigo, típico professor que eu ia arranjar confusão kkkk.[/quote]

Que nada, é um ótimo professor, de Cálculo Numérico. Em vez de cobrar a matéria com provas ele está trabalhando com projetos, temos que fazer programas que implementam a matéria, dessa forma fica mais interessante para quem faz computação. Ele só pedalou nesta questão mesmo, de considerar como extra o sistema ser web e ao mesmo tempo como outro extra a facilidade para ele ter rodando. Mas vou conversar com ele, em último caso pago temporariamente um host JSP. Vlw.

Há uma aplicação Office Banking de um grande banco que é uma aplicação Web com Tomcat embutido; ela usa um instalador para copiar a JRE, o tools.jar que é necessário para o compilador JSP, e a aplicação Web em si.

Se você olhar uma instalação “pronta” desse software, vai ver que tudo é copiado dentro de um diretório só…

Ou seja, mesmo que a máquina não tenha o Java instalado ou o Tomcat configurado, é possível rodar a tal aplicação.

O “único” problema é que o instalador levou um tempão para ser criado, já que há vários detalhes chatos (como detectar quanta memória a máquina tem e recusar a instalação se a máquina for “muito” fraca) que só aparecem nas máquinas dos clientes. Além disso o instalador tem algumas frescuras a mais (na verdade um monte), como criar um certificado digital para usar com SSL, e outras coisas mais chatinhas.

No seu caso, basta provavelmente instalar o Java em um diretório fixo (digamos c:\java), o seu Tomcat em outro diretório (digamos c:\tomcat), pegar seu pen drive, copiar o conteúdo dos dois diretórios, e ver se copiando os diretórios com casca e tudo para uma outra máquina (e também acertando o PATH) ele funciona direitinho.