Olá pessoal!
Gostaria de saber dos amigos mais experientes o que é (ou oque caracteriza) uma aplicação web. Minha duvida é porque certa vez li em um artigo
que o fato de uma aplicação poder ser executada remotamente, em um navegador qualquer, não significa que ela seja uma aplicação web. Até então, na minha visão menos experiente, qualquer aplicação que rodasse num browser era uma aplicação web.
Outra coisa, já vi algumas materias onde os desenvolvedores java web falam em fazer uma parte da aplicação desktop e outra parte web. Estou pretendndo desenvolver um projeto de uma aplicação para uma empresa de comércio exterior, e estava pensando em desenvolvê-la usando jsp + hibernate + tomcat (no meu entender seria uma aplicação 100% web). O que os amigos acham disso ? Será que eu teria algum problema ou dificuldade no projeto? Há alguma outra sugestão ?
Obrigado galera!
eu diria q o q diferencia uma da outra saum os padroes de projeto, e tecnicas usadas para cada projeto Web e Desktop.
Em java, vc pode desenvolver uma aplicacao Desktop usando Swing/AWT e roda-la no browser com Java Web Start usando arquivos jnlp, tbm pode escrever Applets, e tbm pode usar escrever usando .jsp, .jsf etc…etc. E por ai vai, Java te da esse leque de escolhas.
Eu costumo dizer que Java te deixa livre para ir ao seguimento q deseja, tanto Desktop/Web/Celulares/Games etc, entaum basta escolher qual o nicho de mercado q vc deseja e ir aos estudos referentes ao q vc escolheu.
t+ e boa sorte.
[quote=fernandopaiva]eu diria q o q diferencia uma da outra saum os padroes de projeto, e tecnicas usadas para cada projeto Web e Desktop.
Em java, vc pode desenvolver uma aplicacao Desktop usando Swing/AWT e roda-la no browser com Java Web Start usando arquivos jnlp, tbm pode escrever Applets, e tbm pode usar escrever usando .jsp, .jsf etc…etc. E por ai vai, Java te da esse leque de escolhas.
Eu costumo dizer que Java te deixa livre para ir ao seguimento q deseja, tanto Desktop/Web/Celulares/Games etc, entaum basta escolher qual o nicho de mercado q vc deseja e ir aos estudos referentes ao q vc escolheu.
t+ e boa sorte.[/quote]
As tecnologias usadas em cada plataforma também são diferentes.
Concordo plenamente com o java se tem muita facilidade em trocar de plataforma.
Eu faria web, como ja é de sua vontade.
Considero mais leve. Aplicação Desktop se não seguir correto, fica mais pesada, pois depende da renderização de janelas.
Web é bem mais padronizado.
Atualizar uma aplicação web é mais simples.
Já que você só precisa atualizar e fazer manutenção em um só local.
[quote=fernandopaiva]eu diria q o q diferencia uma da outra saum os padroes de projeto, e tecnicas usadas para cada projeto Web e Desktop.
t+ e boa sorte.[/quote]
Só corrigindo um pouco a informação,
Quando você usa Java Web Start, você não está rodando a mesma no browser, mas sim, baixando para tua máquina e executando a mesma localmente. É possível criar um atalho e executar o mesmo sem estar executando o browser.
Já applets sim, esses necessitam do browser para serem executados (embora o applet estar junto com os arquivos temporários de internet e ser possível “resgatar” o mesmo de lá e executá-lo através de um applet viewer). Porém, IMHO, os applets estão mais próximos de aplicações desktop cheias de restrições que de aplicações web.
Quanto a aplicação web x desktop, depende muito da necessidade ou mesmo da disponibilidade.
Por exemplo: se for uma aplicação que seja possível executar off-line, desenvolver em web seria uma furada.