Aplicação WEB

27 respostas
JeanMendanha

Boa noite, estou com um projeto pra entregar no estágio. Preciso desenvolver uma aplicação onde é um questionário de 12 perguntas onde a cada 3 perguntas somam pontos para um quartil (a, b, c, d, e, f). Ao encerrar o questionário preciso verificar qual quartil teve maior pontuação e informar ao usuário na tela qual quartil ele está!
Estou sem ideia de como fazer, estudo Java e não FrontEnd… Ajudem-me dando ideia de como fazer e qual linguagem estudar pra fazer… (se tiverem exemplos agradeço!!)

27 Respostas

darlan_machado

Estuda o que de java (pois java vai do backend ao frontend, fera)?

Eu optaria por JSF, afinal, é uma aplicação extremamente simples.
Porém, você precisa ser mais específico.
São 12 perguntas de múltipla escolha?

FearX

Java para web, oh well

Bem, o sistema de perguntas é fácil de fazer. São contadores e repetições, coisas de praxe. Pelo que entendi, as perguntas temm como opcão de resposta a b c d e f?

Em todos os casos: estude banco de dados para começar.

Edit: Front-end pra navegadores nao tem muito o que escolher, é HTML/CSS/JS

Mike

Se for algo básico, com JSF é possivel driblar a falta de conhecimento em CSS e JS

FearX

Concordo em partes. É possível? É. É o melhor a se fazer? Aí é subjetivo.

Eu gosto de acreditar que todo programador deveria saber o mínimo dessas três. Hora ou outra chega a necessidade de desenvolver para web…

darlan_machado

Concordo contigo.
Porém, com jsf ele faz isso rapidamente, ainda mais se for múltipla escolha.

JeanMendanha

As perguntas e com somente 1 resposta, e esta resposta gera uma pontuação. Meu conhecimento Java e somente back-end.

FearX

Por “ser somente com uma resposta” você quer dizer que é uma pergunta dissertativa?

JeanMendanha

Sendo mais específico, todas as perguntas tem o padrão de resposta ( 1- discordo plenamente, 2- discordo, 3- discordo parcialmente, 4 - concordo plenamente, 5- concordo, 6- concordo parcialmente) a pontuação segue exatamente a mesma pontuação da ordem de resposta. Assim tenho 12 perguntas sendo divididas em 3 / 3 / 3 / 3 /. Onde identificando qual grupo de perguntas gerou maior pontuação e assim informando o quadrante respectivo.

FearX

Agora ficou melhor explicado. Seguindo o que o @darlan_machado e o @Mike pontuaram, dê uma olhada no JSF. Mas considere estudar HTML/CSS/Javascript. E banco de dados tbm.

darlan_machado

Eu fiz algo parecido, mas usando springboot + thymeleaf e gerando um gráfico do tipo teia.
É uma boa opção, também.

Mike

É possível.
É como eu disse, se for algo básico (como o dele), é uma alternativa…
Não é o melhor a se fazer, pois HTML, CSS e JS qualquer dev tem que saber.

Da para desenvolver pra web em JavaFX sem JS/CSS como ja foi dito em outros tópicos.

EDIT: Se não precisa de design bonito, o JSF pode posicionar os elementos com o componente panelGrid e utilizar algum tema do PrimeFaces para suprir a colorização do CSS.

É possível fazer responsivo sem precisar do CSS também, com exceção de alguns componentes.

Não estou dizendo que não é necessário estudar CSS e JS, mas que é possível sim fazer algo web sem eles.
E sim, recomendo estudar CSS e JS também, mesmo que utilize JSF para esse seu projeto

darlan_machado

Conhecer e enteder css e js vai permitir e facilitar o desenvolvimento com jsf, princpalmente quando se quer custumizar algo, melhorar a aparência e etc.
Porém, sim, é possível fazer sem conhecer, não é o certo, mas dá.
Como eu respondi ontem: é como um notebook de tela queimada: funciona? Sim. Está bom, não.

Mike

Com certeza :+1:

Hahahaha essa foi boa :joy:

JeanMendanha

Valew galera, como disse estou iniciando e vai me ajudar muito a dica de vcs! Estou estudando HTML e CSS. Obg a todos. !

pfk66

Esqueça JSF. Ninguém usa mais essa porcaria.

Esqueça banco de dados. Modele o problema de maneira OO, quando estiver tudo pronto você pensa em persisitir as informações.

Esqueça SQL, você não vai precisar fazer joins ou realizar transações.

Esqueça JS, a não ser que tenha que exibir alguma animação na tela (ex: um relógio).

Esqueça CSS. Isso é trabalho do designer.

Com essas dicas da pra começar. Se precisar de uma interface web dinâmica, aprenda como gerar HTML usando JSP e servlets.

Mike

Se você não sabe, não quer dizer que seja porcaria ou que ninguem usa :slight_smile:

Não existe desenvolver back-end e front-end né?

pfk66

Estou querendo dizer é que não tem um caso de sucesso relevante. Se estou errado, peço que alguém me corrija. E alem de não servir pra casos de sucesso, é uma solução complexa demais para o programa em questão que tem apenas uma tela que precisa ser dinâmica.

E existe designer.

Ps:Com relação a licenças, agora que o Java é pago, não saberia dizer as implicações.

pfk66

A ideia de usar um framework pra criar um programa com 2 telas, em si já é exagerada.

Mas dizer isso pra um novato, isso devia ser crime!:-1:

Mike

É, não tem caso de sucesso kkkkkkk https://www.primefaces.org/whouses/

Se 30 linhas em uma página xhtml é complexa, talvez o problema seja você mesmo :slight_smile:
É tão complexo que vc produz mais com menos linhas.

O JSF foi dito nesse tópico pq o dev pode fazer um projeto bonito e iterativo sem ao menos conhecer css e js a fundo.

Ele não será pago para todas as ocasiões, apenas para release anteriores

Mike

Ele queria sugestão e a sugestão foi dada.

E ja foi dito que ele deveria estudar a BASE antes

pfk66

Eu quero ver aplicações JSF. Nenhum link funcionou pra mim infelizmente.

ps: Lembrando que, se a empresa BMW tem uma aplicação interna usada por 3 funcionários, isso NÃO se encaixa na categoria de case de sucesso.

Não sabia que boniteza agora é monopólio do JSF. E iterativo? Que raios é isso é o que tem a ver com JSF?

Com relação a linhas, qual pom.xml tem mais linhas? Um projeto com ou sem JSF?

De qualquer forma, tem que ficar esperto. Você sabe, tomar processo da Oracle, é caixao e vela preta. :dizzy_face: #cabô

pfk66

E eu dei a minha. Estude a base e use.

Não tem porque perder tempo com JSF se a base e suficiente.

Mike

pom.xml? hahahaha
Não precisa de pom, não precisa de maven.

Ué, com JSF você pode fazer aplicações “bonitas” sem ao menos ter css, tudo graças aos temas
Opa, não era Iterativo, mas sim animações.
E tem haver que você pode ter uma animação fade apenas com 2 palavras, 1 igual e duas aspas duplas :slight_smile:

Você que deveria ficar esperto, sai falando as coisas que não sabe e ainda nem sequer usou a tecnologia.

Foi falado para estudar a base ja.
Nunca foi dito que JSF consegue fazer tudo e em qualquer projeto.

Não tem pq demorar 4 horas pra fazer uma coisa se é possível fazer em apenas uma com JSF

pfk66

Parece interessante. Você teria um exemplo pra compartilhar no GitHub?

Pra mostrar que estou disposto a mudar de opinião, estou aceitando projetos no GitHub. Ver acima.

Mike

Efeito com 2 palavras, 1 igual e 2 aspas simples

<p:calendar effect="fold" />

Só colocar o código acima num projeto JSF com o jar do PrimeFaces, e então você tira as suas próprias conclusões para parar de falar coisa que não sabe.

darlan_machado

Uma das coisas que eu sempre critiquei foi o uso indiscriminado de frameworks para tudo e qualquer coisa, sem antes se ensinar o básico (JDBC para ORM, conceitos de OO para DI/IoC, html + js + css para qualquer framework MVC web e etc).
Eu mantenho minha opinião.
Toda a mágica tem um custo e nem sempre vale a pena arriscar criar um monstro, só para “ganhar em produtividade”

JeanMendanha

É sim multipla escolha, com somente uma opção de resposta (A, B, C, D, E, F) cada resposta valendo de 1 a 6 respectivamente.
Assim no final é somado os pontos de cada pergunta para seu quadrante 1 Quadrante (perguntas numero 1, 2 e 6 - Segundo quadrante: 5, 8 e 11 - terceiro quadrante 4, 9 e 10 - quarto quadrante 3, 7 e 12)
Assim encerrando as respostas é pra informar ao usuario qual quadrante ele está e um texto informativo. Acredito que deva ser simples. Alguem tem algum modelo em JSF / JavaScript / HTML de formulario pra eu ter uma ideia. ?

Criado 26 de julho de 2018
Ultima resposta 4 de ago. de 2018
Respostas 27
Participantes 5