Aplicações Cliente-Servidor

Pessoal, preciso desenvolver uma aplicação cliente-servidor, porém não sei qual a melhor maneira de fazer isso.

Minha preocupação é quanto a integridade dos dados.
Pensei em colocar a base de dados (mySQL) no servidor e o servidor trabalhar com os dados e devolver para as estações que requisitarem, porém não sei se este é o conceito correto e nem se é assim mesmo que deve ser feito.

Pensei em algo como RMI / Corba, mas estou em dúvidas.

Alguém poderia me dar sugestões sobre isso ?

Obrigado !

Qual a alternativa além desta que falou? Cada cliente tem um banco de dados e ficam sincronizando a todo momento?

Quanto à tecnologia de comunicação, sugiro esta:
http://www.retrogui.com/cgi-bin/wiki_dualrpcserver.pl

Quero deixar o banco em uma máquina só (até porque tem quer ser assim, por isso é cliente-servidor) só ñ sei o que usar para fazer minhas estações receberem os dados, pois não quero que elas conectem diretamente na base, pois assim eu teria que informar usuário, senha do banco, etc, etc, etc de estação em estação, facilitando assim que alguém capture estes dados e use diretamente a base de dados.

Se alguém tiver alternativas p/ me propor agradeço.

Crie usuario especificos para as estações, com restrições e tudo mais no MySQL, e conecte cada maquina ao server normalmente, ou faça 3 camadas mesmo!!

Como funciona essas 3 camadas ? Pode me recomendar algum artigo ?

Obrigado a todos.

3 camadas é o que o LIPE recomendou, ou o que vc estava pensando mesmo!!!

1 - o BD em si!!
2 - uma aplicação server java em uma maquina que se conecta com o BD!!
3 - aplicações cliente nas estações que se comunicam com a app server!!

usa e-jota-be :slight_smile:

Muito obrigado pessoal, entendi o que me disseram, mas teriam algum material para me passar ? Tutorial, apostila, qualquer coisa para clarear ainda mais.

Por enquanto muito obrigado !