Aplicações com Banco de Dados

Pessoal … quero começar a desenvolver aplicações java com Banco de Dados profissionalmente e cujas características reusabilidade, independência e tudo mais sejam exploradas

Tive a impressão de que o mais comum é a criação de criação de classes/objetos de negócio que solicitam operações em banco sobre uma classe que implementa o padrão Facade … esta classe (facade) identifica o tipo de objeto que solicitou uma operacao de acesso ou atualizacao no banco e passa para a classe de dados (uma 3ª classe) correspondente onde se tem definidos os comandos SQL …

ficou um pouco confuso, mas é isso mesmo ? Onde posso encontrar mais informações sobre isso ?

valeu

Nós usamos um padrão de camadas aqui na empresa bem legal. O bom é que você pode usar da maneira simples até uma manira mais complexa e realmente independente.

Se quiser saber mais sobre ela é só perguntar. Vai levar um tempo pra explicar. Hmmmm será que rola um tutorial sobre ela?

Ah kra … eu gostaria q vc explicasse sim … um tutorial seria o ideal …

eu tb to lendo sobre um design pattern proposto por um pessoal (professores, mestrandos e doutorandos) do depto. de informática da UFPE que se chama Persistent Data Collections … Depois posso passar o endereço de dowload pra quem quiser consultar …

Fala aí amigão…
Passa o endereço de download sim… esse tipo de artigo é sempre bom para consulta…

Um abraço!!!

Esse curso que fiz sobre arquitetura em camadas foi lá na UFPE. É exatamente o modelo deles que estamos usando. Se, mesmo lendo o material da UFPE, precisarem de ajuda, eu escrevo o tutorial com satisfação.

Ah vc usa o deles … parece muito interessante … estou lendo ainda …

bom, o link pra quem quiser baixar é: http://www.cin.ufpe.br/~scbs/pim/papers/massoni_alves_soares_borba_sugarloafplop2001.pdf

eles chamam de PDC (Persistence Data Collections Pattern) …

Elvis … se por acaso vc criar um tutorial tb não esqueça de colocar aqui no GUJ ou nos avisar … valeu