Aplicações corporativas toda web?

7 respostas
tonyam
Gostaria da opnião de voces. Voces acha que uma aplicação corporativa, deve ser toda na web? ou ter pedaços web, mobile, swing e etc..
É que onde trabalho, temos um projeto para ser desenvolvido todo na web. Mas acho que alguma rotinas, como impressão de boletos báncarios em massa por exemplo deveria ser em swing, já que é uma rotina interna, nessa impressão por exemplo, são impressos mais ou menos 15.000 boletos. Existem como essa outras rotinas interna, como integração com outros sistemas e etc.., que não são de uso externo.

O que voces acha???

Tony Amorim

7 Respostas

andrepestana

O que nóis acha?

bom, claro que existem aplicações que cabem melhor como web e outras como desktop, mas isso eu acho que é um requisito do usuário. Se para o usuário tanto faz, então eu procuraria fazer da maneira mais fácil para mim.

Abraço,

T

Impressão de boletos é um inferno.

Em um projeto de que participei (100% Web) foi necessário criar um servlet separado só para fazer isso (e que na verdade gerava um PDF gigantesco contendo todos esses boletos em vários arquivos), já que é complicado fazer controle de impressão do browser quando você precisa imprimir muitas folhas. Adivinhe se não deu problemas…

Acho que em vez disso, é melhor usar programas (mesmo que seja Java Web Start) que façam essa impressão.

A vantagem de usar Java Web Start (que agora está funcionando bem; na época em que embarcamos no tal projeto Java Web Start não funcionava direito) é que a atualização pode ser feita via Web (ou Intranet, é claro), o que para o usuário é quase tão bom quanto ter uma aplicação 100% Web.

T

Nunca faça uma aplicação corporativa 100% Web, até porque existem esses casos (impressão de boletos, de notas fiscais, etc.) que requerem aplicativos mesmo, devido a interações especiais com o sistema. O que você pode fazer é um “deployment” (instalação) 100% Web, usando Java Web Start, por exemplo.

tonyam

Eu penso como voces, tem que analizar o que pode ser desktop e web. Acho que rotinas administrativas (internas) e com grande processamento não podem ficar na web.

Tem pessoas, que iniciaram desenvolvento na web, e pensam que tudo tem que ser na web.

Z111

Qual o problema de ser tudo na web?

O servidor da aplicação não pode enviar trabalhos para um servidor de impressão?

tonyam

Z:

O servidor da aplicação não pode enviar trabalhos para um servidor de impressão?

Acho que sim,

só fico pensando, no caso de ser 15.000 impressões, o servidor vai enviar para o servidor de impressão um a um, e como ele trabalha
com filas, mesmo assim vai cair a performance do servidor da aplicação.

ou não?

T

Z:

Hum… normalmente isso não dá muito certo. Se você fizer isso acaba dando problemas do tipo “o servidor de aplicações não consegue mandar para a impressora do gerente, que não está compartilhada na rede” e coisas parecidas.

Criado 6 de abril de 2009
Ultima resposta 7 de abr. de 2009
Respostas 7
Participantes 4