Aplicações de IA

Existe muitos algoritmos que produzem Inteligencia Artificial, queria saber se alguem já aplicou algum deles (redes neurais, algoritmos genetico…)para resolver um problema prático.

E outra pergunta, existe alguma outra aplicação de IA para Banco de Dados que não seja DataMining?

A unica técnica de IA que utilizei para resolver algum problema prático foi o Raciocínio Baseado em Casos
aplicando-o na área jurídica, propondo soluções para novos Casos Jurídicos!

Otimização de Queries baseada em uso de algoritmos genéticos, que tal?

Eu já implementei um AG pra achar as melhores soluções (mais próximas de 1000 reais) na compra de 3 tipos de produtos.
Básicão.

Na faculdade, já usei a metaheurística da colônia de formigas pra resolver instâncias do problema do caixeiro viajante, mas não sei se isso pode ser considerado inteligência artificial. Dei o exemplo porque foi citado o algoritmo genético, então o mais próximo que eu cheguei foi isso :smiley:

tnaires,

Acho que colônia de formigas é técnica de IA. Pelo menos vi uma palestra de 2 professores: o primeiro de AG e o outro de colônia de formigas e umas de abelhas não sei do que. Então acho que tem coisas parecidas por aí.

É porque meu professor era meio resmungão, aí ele dizia que colônia de formigas se enquadrava em inteligência coletiva. E ficava resmungando na sala: “pô, você vê os caras chamarem inteligência coletiva de IA! Isso num é IA!”.
Ótimo professor, mas vai ver ele tava equivocado.

Acho que o maluco de plantão por enquanto sou eu. Por enquanto eu estou lendo literaturas sobre ‘realidade simulada’ e ensaios com Java e Ruby para autômatos produzirem cenários simulados (em ingles claro). Mas ainda não tive o tempo de programar algo que faça alguma coisa parecido com isso.

Como já programo em Bioinformática com Java e Perl, o bom é que já tenho ‘estômago’ para digerir esse tipo de informação… :lol:

Gostei da otimização de consultas por Algoritmos Geneticos, vou me informar mais sobre o assunto.

[quote=EugenioMonteiro]Gostei da otimização de consultas por Algoritmos Geneticos, vou me informar mais sobre o assunto.

[/quote]

Porque não dar uma conferida nos wikipederastas e conferir o que eles mencionam como aplicações?

Acho que pode vir a lhe dar boas idéias.