Existe muitos algoritmos que produzem Inteligencia Artificial, queria saber se alguem já aplicou algum deles (redes neurais, algoritmos genetico…)para resolver um problema prático.
E outra pergunta, existe alguma outra aplicação de IA para Banco de Dados que não seja DataMining?
A unica técnica de IA que utilizei para resolver algum problema prático foi o Raciocínio Baseado em Casos
aplicando-o na área jurídica, propondo soluções para novos Casos Jurídicos!
Na faculdade, já usei a metaheurística da colônia de formigas pra resolver instâncias do problema do caixeiro viajante, mas não sei se isso pode ser considerado inteligência artificial. Dei o exemplo porque foi citado o algoritmo genético, então o mais próximo que eu cheguei foi isso
Acho que colônia de formigas é técnica de IA. Pelo menos vi uma palestra de 2 professores: o primeiro de AG e o outro de colônia de formigas e umas de abelhas não sei do que. Então acho que tem coisas parecidas por aí.
É porque meu professor era meio resmungão, aí ele dizia que colônia de formigas se enquadrava em inteligência coletiva. E ficava resmungando na sala: “pô, você vê os caras chamarem inteligência coletiva de IA! Isso num é IA!”.
Ótimo professor, mas vai ver ele tava equivocado.
Acho que o maluco de plantão por enquanto sou eu. Por enquanto eu estou lendo literaturas sobre ‘realidade simulada’ e ensaios com Java e Ruby para autômatos produzirem cenários simulados (em ingles claro). Mas ainda não tive o tempo de programar algo que faça alguma coisa parecido com isso.
Como já programo em Bioinformática com Java e Perl, o bom é que já tenho ‘estômago’ para digerir esse tipo de informação… :lol: