Aplicações desenvolvidas em 5 minutos? é o que diz a IBM (Façam suas apostas: acarajé X hambúrguer)

54 respostas
D

Reportagem veiculada na revista Coleção Info - Exame - edição 44 - agosto/2007 - página 66/67

MASHUP NOS NEGÓCIOS

Antenadas com web 2.0, as empresas começam a mesclar aplicações
POR ROSA SPOSITO

Já pensou em usar um tipo de mixagem semelhante as das musicas do hip hop para criar aplicações, misturando informações e serviços de dentro e de fora da empresa? Pois é exatamente essa idéia por trás do conceito de mashup corporativo, que explora o uso de recursos da web 2.0 e tecnologias como Ajax, PHP e RSS.

O termo mashup deriva da prática do hip hop de mixar trechos de música e vem sendo
empregado por diversos sites na internet, com o objetivo de combinar informações de várias fontes num único endereço. No ambiente corporativo, esse recurso traz uma visualização fácil e rápida dos dados espalhados pela empresa, e até fora dela, com informações vindas, por exemplo, de sites na web.

Uma das empresas que vêm evangelizando esse conceito é a IBM, que lançou em fevereiro o QEDWiki, sua solução para enterprise mashup. “É uma tecnologia de framework que utiliza serviços web e recursos wiki para ajudar a criar mashups que combinam serviços, ferramentas e informações externas em uma aplicação flexível e de baixo custo”, diz Rod Smith, Vice-presidente da IBM para tecnologias emergentes (veja entrevista na página abaixo).

APLICAÇÕES EM CINCO MINUTOS

A idéia da IBM é aproveitar essa flexibilidade da web 2.0 para permitir que os próprios
usuários criem aplicativos para necessidades especificas, instantaneamente, sem precisar recorrer à equipe de TI da empresa - em geral, sobrecarregada. “O objetivo é que as aplicações possam ser criadas em cinco minutos”, diz Smith.
Em 2005, a IBM utilizou os recursos da web 2.0 na construção de um site destinado a ajudar as pessoas desalojadas pelo furacão Katrina a encontrar novos empregos. Batizando de Jobs4Recovery, o site funciona como portal de buscas que integra informações sobre oportunidades de emprego disponíveis em outros endereços na web - como Yahoo! Hotjobs.com, Indeed.com e jobCentral.com.
Ao digitar no campo de busca o tipo de emprego que deseja, o usuário recebe uma lista de opções, coletadas nos diversos serviços, com a indicação de sua localização no Google Maps. Smith afirma que, graças à facilidade das tecnologias da web 2.0, os programadores, conseguiram colocar esse portal no ar em poucos dias.
Outro exemplo real der aplicação esta na National Association of Broadcasters (NAB),
associação internacional que reúne as emissoras de rádio e televisão. “Trabalhamos com NAB para desenvolver machups para indústria de arte e entretenimentos“, diz Smith. “Equipes de produção trabalham em colaboração em projetos específicos, em tempo real, usando recursos como Ajax, Atom e mensagens instantâneas. Com solução da IBM é possível conectar toda equipe de pós produção de um filme - som, efeitos especiais, edição etc. - em uma aplicação que os permite acompanhar a evolução do trabalho e os recursos usados, distribuir tarefas,gerenciar orçamentos e atualizar conteúdos.”

NA COLA DO SOA
O mashup corporativo segue filosofia semelhante à do modelo SOA (sigla da service oriented architecture, arquitetura orientada a serviços), em que as aplicações são quebradas em componentes de serviços, que, por sua vez, podem combinados e misturados com outros serviços de acordo com as necessidades do negócio. Ambos permitem a reutilização de informações e de serviços já disponíveis para criação de novas aplicações sob medida para o usuário. E isso pode simplesmente mudar o modelo de desenvolvimento de software adotado
até agora na empresas.

Para o instituto Gartner, as aplicações compostas, criadas com base na combinação e na reutilização de informações, são um dos aspectos mais poderosos do SOA. Elas estão na base da estratégia da IBM e, também, de outros fornecedores de tecnologias. Entre outros exemplos, o Gartner cita a Microsoft, que incluiu no office 2007 ferramentas para a criação de aplicações compostas. Uma das primeiras iniciativas nesse sentido foi o projeto Mendocino, desenvolvido com a SAP, que coloca o Office na base dos serviços corporativos criados em plataforma SAP.

PROGRAMADORES EM MASSA

Entrevista com Rod Smith - Vice-presidente da IBM para tecnologias emergentes:

“A grande vantagem do mashup corporativo é dar ao usuário comum condições de desenvolver aplicativos, sem depender do pessoal de TI”. É o que diz Rod Smith, vice-presidente da IBM para tecnologias emergentes:

INFO: Como as empresas podem usar o recurso de mashup em seus negócios?

SMITH: A tecnologia QEDwiki ajuda a criar aplicações flexíveis e de baixo custo, utilizando tecnologia abertas como Ajax e PHP. Antes, era difícil para empresas criar aplicações sem o envolvimento de profissionais de TI.

INFO: Quer dizer que não será preciso conhecer programação para desenvolver aplicativos?

SMITH: O objetivo é permitir que os usuários finais, não técnicos, possam criar aplicações especificas em cinco minutos, com mínimo de treinamento ou conhecimento de linguagens de programação. Eles poderão arrastar e soltar vários serviços web, como notícias, previsão do tempo e boletins sobre trânsito, e mescla-los com o conteúdo existente na empresa.

INFO: O modelo SOA não oferece os mesmos recursos do mashup?

SMITH: A diferença está no fato de que as aplicações mashup são criadas para situação específicas de negócios.

INFO: Em quanto tempo o conceito de mashup deverá estar incorporado à vida das empresas?

SMITH: Acreditamos que o enterprise mashup seja adotado em escala dentro de um quatro anos.

54 Respostas

T

A microsoft tem um projeto já implementado disso tb… chamada popfly

omvficar

Gostaria de saber como seria o desenvolvimento de aplicações complexas, visto que não é necessário nenhum conhecimento de programação!! ??? e as regras de negócio ??? e os ambientes heterogêneos ??? como integrar sistemas legados (como os que eu desenvolvo) ???

Será que isso é mais um modismo, sensacionalismo ou é uma tendência ???

Seja lá o que for ultimamente tenho ouvido falar bastante sobre simplificação,facilitação,abstração…nas revistas, jornais, sites e até aqui no GUJ fala-se de ferramentas que se propoêm fazer o trabalho do programador (parece até uma praga… :shock: ) , mais e na prática ??? se botar o usuário comum na cara do gol, será realmente que ele vai conseguir chutar e fazer o gol ???

quero ver até onde isso vai…

e vcs :?:

GiancarloBraga

Eu acho que a tendência é do nível de programação ser cada vez mais alto. Pode ser que o primeiro passo para aumentar ainda mais o nível seja esse.

omvficar

chequei no google sobre o popfly e vejam o que encontrei:

“Pois bem, a proposta do Popfly é dar às massas as inúmeras possibilidades das mashups, ou seja, àqueles que têm muita imaginação, mas não sabe o que é um <img src=?”> num HTML, a oportunidade de criarem seus próprios sistemas. Em outras palavras, é permitir que pessoas comuns, sem nenhuma noção em programação web, criem sistemas interativos baseados em serviços já existentes."

link completo: http://www.winajuda.com/2007/05/30/artigos/primeiras-impressoes-do-popfly/

Interessante são as afirmações que são feitas, fico impressionado.

Microsoft-popfly , IBM-soa/mashup, Apache Jboss rules… só tem gente grande. Será que somos descartaveis ?? parece até que todo mundo quer acabar com os programadores.

E se isso pegar ??? como vamos descolar nossas mixarias ???

rodrigoy

O desenvolvimento de software vai acabar. A história está nos contando isso desde o começo. A 20 anos atrás a gente furava cartão para programar. Hoje é só arrastar e soltar (ou usar umas anotações). O nível de abstração está aumentando (Booch). Quando a abstração realmente chegar a um ponto onde o próprio homem de negócios resolve sozinho ele não vai precisar mais de uma equipe de TI.

O que está acontecendo com a gente é a mesma coisa que aconteceu com os engenheiros a 15 anos atrás… pode ser que o desenvolvimento de software não acabe em 10 anos, mas vamos ganhar R$ 1.500 por mês.

W

Tópico interessante, só não entendi o que quer dizer “acarajé x hamburguer”!

Alguem sabe? ehehe

Kenobi

O Yahoo também tem um sistema parecido e muito legal - hhttp://pipes.yahoo.com/pipes

Quanto aos desenvolvedores, como disse em um outro post sobre automatização, na verdade o programador em nível de negócio vai ser extinto, enquanto o cientista não, meu ponto de vista.

L

rodrigoy:
O desenvolvimento de software vai acabar. A história está nos contando isso desde o começo. A 20 anos atrás a gente furava cartão para programar. Hoje é só arrastar e soltar (ou usar umas anotações). O nível de abstração está aumentando (Booch). Quando a abstração realmente chegar a um ponto onde o próprio homem de negócios resolve sozinho ele não vai precisar mais de uma equipe de TI.

O que está acontecendo com a gente é a mesma coisa que aconteceu com os engenheiros a 15 anos atrás… pode ser que o desenvolvimento de software não acabe em 10 anos, mas vamos ganhar R$ 1.500 por mês.

Concordo com vc. Só não entendi a sua analogia com os engenheiros, a profissão está longe de acabar e engenheiro não ganha 1500 por mês nem aqui nem na China.(Tah bom, na China tvz ganhe…hehehe)

rodrigoy

Kenobi, acho que será o contrário! O que vc define como cientista? A meu ver quem fica são aqueles que sabem tirar dinheiro da tecnologia. Os caras que sabem casar objetivos do negócio com tecnologia.

GiancarloBraga

Não acho que o engenheiro vai se dar mal.

O engenheiro vai administrar como e quem fará os códigos, por mais ‘fácil’ que sejam. No caso eu creio que os cientistas que vão se prejudicar uma vez que é a profissão dos mesmos que é facilitada com a vinda dessas ferramentas de altíssimo nível para o desenvolvimento de aplicações(o que pode acarretar menor salário, vide o ‘pode’).

rodrigoy

lavh:

Concordo com vc. Só não entendi a sua analogia com os engenheiros, a profissão está longe de acabar e engenheiro não ganha 1500 por mês nem aqui nem na China.(Tah bom, na China tvz ganhe…hehehe)

Estou me referindo a engenharia tradicional (civil, mecânica, como exemplo). A uns 15 anos atrás todo mundo queria ser engenheiro civil, eng. mecânico. Entupiram as universidades e hoje estão aí ou desempregados ou prestando concurso público. Eles ganham bem pouco. Com uns 3 anos de experiência é capaz que ganhem R$ 1.500 (conheço alguns). Muitos engenheiros são só projetistas. O advento da tecnologia CAD mudou muito.

Kenobi

rodrigoy:
Kenobi:

Quanto aos desenvolvedores, como disse em um outro post sobre automatização, na verdade o programador em nível de negócio vai ser extinto, enquanto o cientista não, meu ponto de vista.

Kenobi, acho que será o contrário! O que vc define como cientista? A meu ver quem fica são aqueles que sabem tirar dinheiro da tecnologia. Os caras que sabem casar objetivos do negócio com tecnologia.

Mas esses não serão os programadores atuais, poderão ter outros nomes, como “Modeladores”, algo assim. Os programadores no meu ponto de vista descerão o nível - cientista está para cálculos, novas descobertas como programação paralela, adoções de novos aproaches e até criar as ferramentas para os “modeladores”.

Só uma notinha, fiz um pipe em 15 segundos … hehe - http://pipes.yahoo.com/pipes/pipe.info?_id=4HCiOiVg3BGTbXXUl7okhQ

Tem uma pequena notinha sobre isso no meu blog para os interessados.

RafaelRio

Talvez eu esteja viajando, mas na minha opinião, vão precisar cada vez mais de programadores.

E, se essas ferramentas vierema ter sucesso, talvez aí precisem de mais programadores ainda (para arrumar a casa depois de toneladas de código praticamente cuspidos).

T

É uma questão para se pensar…

Quando o sistema der erro não será necessário todo o conhecimento técnido de como foi desenvolvido o sistema? Ferramentas de automação são um auxílio sim, mas para resolver problemas muitas vezes temos que saber como funcionam internamente.

rodrigoy

Não confunda geração de código com solução arquitetural. Você usa anotações? Elas poupam um bocado de código, certo? Dá muito pau? Preciso de uma tonelada de programadores para corrigir?

Soluções arquiteturais visam usar pouco código para fazer muita funcionalidade. Quanto menos código, menos manutenção e menos programadores…

Luiz_Aguiar

Quem vai corrigir as cagadas será a equipe que desenvolve os sistemas de automação, pq ai a falha é do sistema, e não necessariamente cada empresa que use um sistema “automatizado” vai ter que montar uma equipe de manutenção.
Mas isso são outros 500 também, já entra em outros méritos.

RafaelRio

rodrigoy:
lavh:

Concordo com vc. Só não entendi a sua analogia com os engenheiros, a profissão está longe de acabar e engenheiro não ganha 1500 por mês nem aqui nem na China.(Tah bom, na China tvz ganhe…hehehe)

Estou me referindo a engenharia tradicional (civil, mecânica, como exemplo). A uns 15 anos atrás todo mundo queria ser engenheiro civil, eng. mecânico. Entupiram as universidades e hoje estão aí ou desempregados ou prestando concurso público. Eles ganham bem pouco. Com uns 3 anos de experiência é capaz que ganhem R$ 1.500 (conheço alguns). Muitos engenheiros são só projetistas. O advento da tecnologia CAD mudou muito.


Já pensou que além do CAD podem ter n fatores envolvidos numa redução salarial (política, economia)? Tecnologia é só um entre os fatores.

Já disseram também que robôs iriam acabar com operários, que softwares iriam acabar com trabalhadores… Acabou?

Se for continuar com esse raciocínio, as IDEs estão contribuindo para o desemprego.

É esperar para ver.

josenaldo

Também acho que o mercado para programadores vai aumentar.

O que vai mudar com o tempo é a forma de se programar. Aliás, novas serão criadas!

Será que esse medo de faltar trabalho para nós não passou pela cabeça dos programadores na década de 80, ou de 90? No entanto a demanda só está aumentando!

Imaginema só quanto tempo levaria fazer uma aplicação web, com banco distribuído, instalada em um cluster, com controle de usuários, regras de negócios complexas, interface web rica… E escrita em assembly!

A abstração vai aumentar para nos permitir criar aplicações cada vez mais complexas.

Com o aumento no número de aplicações, aumentam os niveis. E em cada nível desse, com certeza haverá trabalho!

Kenobi

Só uma pausa para reflexão, não acabou, mas os metalúrgicos davam tranto problema que as plantas das fábricas hoje necessitam menos de 1/3 dos profissionais.

Na empresa do meu pai, ele automatizou algumas linhas e cortou mais de 65% de mão de obra… é meu caro, acabar não acabou, mas que vai reduzir ao máximo vai !!

RafaelRio

Não diga!! :twisted:

L

rodrigoy:
lavh:

Concordo com vc. Só não entendi a sua analogia com os engenheiros, a profissão está longe de acabar e engenheiro não ganha 1500 por mês nem aqui nem na China.(Tah bom, na China tvz ganhe…hehehe)

Estou me referindo a engenharia tradicional (civil, mecânica, como exemplo). A uns 15 anos atrás todo mundo queria ser engenheiro civil, eng. mecânico. Entupiram as universidades e hoje estão aí ou desempregados ou prestando concurso público. Eles ganham bem pouco. Com uns 3 anos de experiência é capaz que ganhem R$ 1.500 (conheço alguns). Muitos engenheiros são só projetistas. O advento da tecnologia CAD mudou muito.

mas isso é relativo. Conheço engenheiros civis e mecânicos que ganham muuuuito bem. Na minha ótica, são os bons.

Mas eu acho que isso q vc falou é o q vai acontecer com TI mesmo. Estão entupindo as faculdades de cursos de TI, e as faculdades estão guspindo péssimos profissionais para o mercado, pq o mercado tah demandando muito HOJE. Qual será resultado disso? Exatamente esse q vc relatou daqui uns anos.

Mas para os bons, acredito que estes continuarão a ganhar bem, assim como os engenheiros civis bons, e os engenheiros mecânicos bons e por aí vai…

A única coisa que vai mudar, é que tendo o corte de pessoal, o mercado vai parar de absorver esse bando de nego ruim que tem por aí! O que será ótimo, e eu não vejo a hora disso acontecer.

A

Acho que podemos comparar nosso trabalho com o de um alfaiate…

A muito tempo atraz as roupa eram feitas por alfaiates, um processo totalmente artesanal demorado e caro.

com a evolução descobriram outras formas de fazer roupas, por exemplo definido tamanhos fixos, estilos fixos e padronizando tudo referente a industria textil…

Hoje não é mais tão dificil fazer roupas, qualquer fabriquinha com trabalho semi-escravo faz.

Contudo para surpresa de alguns ainda existem alfaiates que fazem roupas de alta qualidade para pessoas com dinheiro suficiente para para por elas e ganham muito bem por isso.

Acho que a tendencia é ficar cada vez mais facil programar ja que o desenvolvimento esta caminhando para este lado da facilidade. porem como em todas as areas sempre havera espaco para especialistas. :wink:

L

Essa idéia de desenvolver software sem codificar existe a anos…

Uma vez tive que reescrever uma aplicação inteira feita em CoolGen para Delphi porque a porcaria não rolava nem a pau. Isso foi final do século passado (1999).

O projeto que foi desenvolvido em CoolGen demorou 2 anos (!!!),

Reescrevemos em Delphi em 3 meses.

Por experiência própria: Leve seu carro num mecânico muito bom de confiança e numa concessionária. Veja de onde ele vai sair melhor e onde vc vai gastar menos.

Nada, mas nada substitui o conhecimento e a experiência.

L

Kenobi:

Só uma pausa para reflexão, não acabou, mas os metalúrgicos davam tranto problema que as plantas das fábricas hoje necessitam menos de 1/3 dos profissionais.

Na empresa do meu pai, ele automatizou algumas linhas e cortou mais de 65% de mão de obra… é meu caro, acabar não acabou, mas que vai reduzir ao máximo vai !!


Kenobi,

As fábricas estão reclamando que falta mão-de-obra especializada para a indústria. Tem centenas de vagas de ferramenteiro aberta para pagar R$ 5 mil e ninguém aparece.

Só vai faltar emprego para quem é ruim. Quem é bom e gosta do que faz, fica 3 meses desempregado e vai se profissionalizar em outra linguagem, outro ramo (negócios, por exemplo), etc.

Eduardo_Bregaida

omvficar:
Gostaria de saber como seria o desenvolvimento de aplicações complexas, visto que não é necessário nenhum conhecimento de programação!! ??? e as regras de negócio ??? e os ambientes heterogêneos ??? como integrar sistemas legados (como os que eu desenvolvo) ???

Será que isso é mais um modismo, sensacionalismo ou é uma tendência ???

Seja lá o que for ultimamente tenho ouvido falar bastante sobre simplificação,facilitação,abstração…nas revistas, jornais, sites e até aqui no GUJ fala-se de ferramentas que se propoêm fazer o trabalho do programador (parece até uma praga… :shock: ) , mais e na prática ??? se botar o usuário comum na cara do gol, será realmente que ele vai conseguir chutar e fazer o gol ???

quero ver até onde isso vai…

e vcs :?:

Relax, esses negócios são para coisas pequenas como HelloWorld, farmacias, o zé da padaria, nao estruturas p/ rodar em bancos :smiley:

josenaldo

Vi uma reportagem dia desses que hj faltam 17.000 profissionais no mercado de TI, mas daqui a 5 anos, essa deficiência será de 230.000.

http://www.terra.com.br/istoedinheiro/470/ecommerce/aqui_estao_vagas.htm

Será que essa facilidade toda vai diminuir mesmo o nosso trabalho?

Acho que vai é aumentar, isso sim…

L

josenaldo:
Vi uma reportagem dia desses que hj faltam 17.000 profissionais no mercado de TI, mas daqui a 5 anos, essa deficiência será de 230.000.

http://www.terra.com.br/istoedinheiro/470/ecommerce/aqui_estao_vagas.htm

Será que essa facilidade toda vai diminuir mesmo o nosso trabalho?

Acho que vai é aumentar, isso sim…


I have a dream…

1 - Que as consultorias e fabricas de software fechem;

2 - Que TERCEIRO, seja alguém que realmente tenha uma empresa e  prestar consultoria porque manja MUITO do assunto;

3 - QUE O MERCADO PEGUE FOGO DE VERDADE! QUE 230 MIL SEJA POUCO!!!

Aí quero ver a cobra fumar!!! :shock:

[]'s

maquiavelbona

luidhi:

3 - QUE O MERCADO PEGUE FOGO DE VERDADE! QUE 230 MIL SEJA POUCO!!!

Aí quero ver a cobra fumar!!! :shock:


Ai eu acho que vou ver nos noticiários:

“BOMBA NO PARQUE SÃO JORGE!!! Empresas brasileiras importam mão-de-obra indiana e malesa. Ricardinho Traíra se candidata a presidente do Corinthians.”

Sobre os agregadores de conteúdo, não creio que vão acabar com o trabalho dos bons (até os razoáveis) programadores, que tendem a fazer coisas mais complexas do que somente agregar serviços simples, mas que vão acabar com os programadores ruins, que não têm amor próprio e continuam estagnados na vida.

Até!

omvficar

Pessoal,

Acho que não estamos na discussão certa, as coisas estão meio confusas. Como profissional respeito a opinião de todos, porém, acho que algumas participantes não estão levando em consideração alguns fatores, que gostaria de citar:

1 - É uma entrevista do vice-presidente da IBM (Hambúrguer), e que não deve ser pouca merda, vejam:

[color=darkblue][b]INFO: Quer dizer que não será preciso conhecer programação para desenvolver aplicativos?

SMITH: O objetivo é permitir que os usuários finais, não técnicos, possam criar aplicações especificas em cinco minutos, com mínimo de treinamento ou conhecimento de linguagens de programação.[/b][/color]

Galera, esse cara não deve estar brincando. Hoje, todos nós consumimos TI que eles inventaram (e somos obrigados a aceitar, porque quando alguem fora dos grandes - Microsoft, Sun, IBM, Oracle - cria algo novo, nós detonamos (vide forum do produto baiano - "acarajé), até mesmo antes do lançamento.

2 - A Microsoft está na mesma linha e não apenas sinalizando e já tem até versão alfa, vejam:

[b][color=red]Em outras palavras, é permitir que pessoas comuns, sem nenhuma noção em programação web, criem sistemas interativos baseados em serviços já existentes."

link completo: http://www.winajuda.com/2007/05/30/artigos/primeiras-impressoes-do-popfly/ [/color][/b]

Esses caras estão de olho no mercado (e pouco se lichando para a gente) precisamos abrir os olhos e fazer uma avaliação mais fria e sem sentimentos, acho que saudosismo é para outras ocasiões (eu por exemplo adorava programar para o processador Z80 - que não existe mais, e que ninguem consegue ressuscita-lo, nem com abaixo assinado)

 Acho que o objetivo deste forum deve ser apontar para novos horizontes,  nortear os profissionais de TI (como eu) trocando idéias e para que possamos ver quais os impactos dos novos produtos (enlatados) em nossas vidas profissionais.

Por exemplo:

Alguém já conhece quais são os pontos positivos e negativos do que esse cara tá falando (Rod Smith) ???

Como ele enxerga os profissionais de TI (ou seja nós) no mercado, e qual será o realinhamento daqui a esses 4 anos que ele se refere ???

Como poderemos participar deste bolo (e comer um pedaço) que eles vão cortar ???

Gostaria muito de saber as entrelinhas do que esse cara esta afirmando, será que tem alguém da IBM neste forum ???

:slight_smile:

Valeu,

maquiavelbona

omvficar:

Galera, esse cara não deve estar brincando. Hoje, todos nós consumimos TI que eles inventaram (e somos obrigados a aceitar, porque quando alguem fora dos grandes - Microsoft, Sun, IBM, Oracle - cria algo novo, nós detonamos (vide forum do produto baiano - "acarajé), até mesmo antes do lançamento.

Cara, não seja cego. Não confunda uma proposta de mashup com um pseudo-software gerador de todas as respostas que se apega a geração de código “por estratégia” (cof cof). O que a IBM, Microsoft, Yahoo e outras tantas é agregar conteúdos já disponibilizados, somente mudando a apresentação. Sua comparação foi deveras infeliz porque colocou-nos como preconceituosos pelo nacional, ao invés de analisar o que realmente as ferramentas se dispõe a fazer. Só terei medo de perder o meu emprego quando fizerem um computador e/ou um software senciente.

omvficar:

2 - A Microsoft está na mesma linha e não apenas sinalizando e já tem até versão alfa, vejam:

[color=red]Em outras palavras, é permitir que pessoas comuns, sem nenhuma noção em programação web, criem sistemas interativos baseados em serviços já existentes."[/color]

Por exemplo:

Alguém já conhece quais são os pontos positivos e negativos do que esse cara tá falando (Rod Smith) ???

Como ele enxerga os profissionais de TI (ou seja nós) no mercado, e qual será o realinhamento daqui a esses 4 anos que ele se refere ???

Como poderemos participar deste bolo (e comer um pedaço) que eles vão cortar ???

Gostaria muito de saber as entrelinhas do que esse cara esta afirmando, será que tem alguém da IBM neste forum ???

:slight_smile:

Valeu,


Faço questão de reiterar o que o cara disse: “Em outras palavras, é permitir que pessoas comuns, sem nenhuma noção em programação web, criem sistemas interativos baseados em serviços já existentes.”.
O que ele quer fazer é abstrair o trabalho “braçal” que os programadores faziam ao agregar e consolidar conteúdos, jogando assim a responsabilidade para o usuário. Mas para fazer ainda os conteúdos, nós ,malditos programadores que estamos fadados ao fracasso, ainda somos necessários para que outros sistemas e serviços mais complexos sejam feitos.

Da maneira com que interpretaram, daqui a pouco teriam donos de sapatarias fazendo um Sapatero’s Office, implementando habilidades diversas somente arrastando componentes.

Menos sentimentos apocalípticos, pessoal. Pediram para pensar friamente, aproveitem e pensem racionalmente também, porque tá ficando feia a coisa.

Até!

L

Repito, qual é a novidade? Quantos sistemas existem em Access sem digitar nem uma linha de código???

D

omvficar:

Galera, esse cara não deve estar brincando. Hoje, todos nós consumimos TI que eles inventaram (e somos obrigados a aceitar, porque quando alguem fora dos grandes - Microsoft, Sun, IBM, Oracle - cria algo novo, nós detonamos (vide forum do produto baiano - "acarajé), até mesmo antes do lançamento.

Achei que ninguém ia perceber o porque do acarajé… :smiley:

“maquiavelbona”:

Faço questão de reiterar o que o cara disse: “Em outras palavras, é permitir que pessoas comuns, sem nenhuma noção em programação web, criem sistemas interativos baseados em serviços já existentes.”.

Da maneira com que interpretaram, daqui a pouco teriam donos de sapatarias fazendo um Sapatero’s Office


A idéia da IBM é aproveitar essa flexibilidade da web 2.0 para permitir que os próprios
usuários criem aplicativos para necessidades especificas, instantaneamente, sem precisar recorrer à equipe de TI da empresa - em geral, sobrecarregada.

é dar ao usuário comum condições de desenvolver aplicativos, sem depender do pessoal de TI

INFO: O modelo SOA não oferece os mesmos recursos do mashup?

SMITH: A diferença está no fato de que as aplicações mashup são criadas para situação específicas de negócios.

A proposta da IBM é diferente da da M$, e eu coloquei a da IBM em pauta, onde “Rod Smith” fala de criar aplicativos para necessidades específicas, permitindo a existência do seu “sapateiro’s office”. “Baseados em serviçõs já existentes” não é a proposta da IBM.

é assim que você tem uma opinião formada??? oO… sem comentários…

“Sistemas” ou interfaces para entrada e obtenção dos dados? A complexidade do que é proposto pela IBM é bem maior.

L

drungrin:
omvficar:

Galera, esse cara não deve estar brincando. Hoje, todos nós consumimos TI que eles inventaram (e somos obrigados a aceitar, porque quando alguem fora dos grandes - Microsoft, Sun, IBM, Oracle - cria algo novo, nós detonamos (vide forum do produto baiano - "acarajé), até mesmo antes do lançamento.

Achei que ninguém ia perceber o porque do acarajé… :smiley:

“maquiavelbona”:

Faço questão de reiterar o que o cara disse: “Em outras palavras, é permitir que pessoas comuns, sem nenhuma noção em programação web, criem sistemas interativos baseados em serviços já existentes.”.

Da maneira com que interpretaram, daqui a pouco teriam donos de sapatarias fazendo um Sapatero’s Office


A idéia da IBM é aproveitar essa flexibilidade da web 2.0 para permitir que os próprios
usuários criem aplicativos para necessidades especificas, instantaneamente, sem precisar recorrer à equipe de TI da empresa - em geral, sobrecarregada.

é dar ao usuário comum condições de desenvolver aplicativos, sem depender do pessoal de TI

INFO: O modelo SOA não oferece os mesmos recursos do mashup?

SMITH: A diferença está no fato de que as aplicações mashup são criadas para situação específicas de negócios.

A proposta da IBM é diferente da da M$, e eu coloquei a da IBM em pauta, onde “Rod Smith” fala de criar aplicativos para necessidades específicas, permitindo a existência do seu “sapateiro’s office”. “Baseados em serviçõs já existentes” não é a proposta da IBM.

é assim que você tem uma opinião formada??? oO… sem comentários…

“Sistemas” ou interfaces para entrada e obtenção dos dados? A complexidade do que é proposto pela IBM é bem maior.

Pronto! então vc tá certo…

Vou adiantar meu passaporte da comunidade européia que a área de informática só vai ter macaco.

Vou ser motoboy em londres,

Um grande beijo.

Fui…

Luiz_Aguiar

Pelos menos, certos ou errados, os motoboys são unidos rsrs

L

Luiz Aguiar:
Pelos menos, certos ou errados, os motoboys são unidos rsrs

Mudei até a assinatura.

Eduardo_Bregaida

luidhi:
Luiz Aguiar:
Pelos menos, certos ou errados, os motoboys são unidos rsrs

Mudei até a assinatura.

huahuahuhuauhahua boa :smiley:
Mas prefiro ser um cafetão, dá mais grana :lol:

L

Heero Yuy:
luidhi:
Luiz Aguiar:
Pelos menos, certos ou errados, os motoboys são unidos rsrs

Mudei até a assinatura.

huahuahuhuauhahua boa :smiley:
Mas prefiro ser um cafetão, dá mais grana :lol:


tsc,tsc… isso dá cadeia: Dono de Boate é preso em São Paulo

Eduardo_Bregaida

luidhi:
Heero Yuy:
luidhi:
Luiz Aguiar:
Pelos menos, certos ou errados, os motoboys são unidos rsrs

Mudei até a assinatura.

huahuahuhuauhahua boa :smiley:
Mas prefiro ser um cafetão, dá mais grana :lol:


tsc,tsc… isso dá cadeia: Dono de Boate é preso em São Paulo

Hahahah vai falar isso p/ os donos do MClass huahuahuahuahuahua :smiley:

L

Heero Yuy:
luidhi:
Heero Yuy:
luidhi:
Luiz Aguiar:
Pelos menos, certos ou errados, os motoboys são unidos rsrs

Mudei até a assinatura.

huahuahuhuauhahua boa :smiley:
Mas prefiro ser um cafetão, dá mais grana :lol:


tsc,tsc… isso dá cadeia: Dono de Boate é preso em São Paulo

Hahahah vai falar isso p/ os donos do MClass huahuahuahuahuahua :smiley:


Mas o Millenium já foi também, só falta outros 13.234 que existem em São Paulo :roll:

Eduardo_Bregaida

luidhi:
Heero Yuy:
luidhi:
Heero Yuy:
luidhi:
Luiz Aguiar:
Pelos menos, certos ou errados, os motoboys são unidos rsrs

Mudei até a assinatura.

huahuahuhuauhahua boa :smiley:
Mas prefiro ser um cafetão, dá mais grana :lol:


tsc,tsc… isso dá cadeia: Dono de Boate é preso em São Paulo

Hahahah vai falar isso p/ os donos do MClass huahuahuahuahuahua :smiley:


Mas o Millenium já foi também, só falta outros 13.234 que existem em São Paulo :roll:

huahuahua é vero :smiley:
Não só SP, mas Norte, Nordeste, o Brasil todo, quase toda cidade tem alguma garota de programa… mas nao tinha legalizado garotas em boates? oq o cara fez? n registrou elas em carteira? huahuahua :lol:

maquiavelbona

drungrin:
Cara, para quem conhece do que estão falando, não faria concepções do seu jeito. A proposta deles é fazer um MASHUP - veja link do meu texto anterior - de serviços, agregar coisas existentes e disponibilizá-las para um fim específico - agora entendeu o porque do necessidades específicas? - , não necessariamente fazendo softwares complexos. Já usou o Yahoo! Pipes? A proposta é parecida.
Continuo pedindo para que pensem racionalmente.

drungrin:

é assim que você tem uma opinião formada??? oO… sem comentários…

Lamentável seu comentário. Eu ainda gosto de escrever um texto com o mínimo de erros de concordância e regência, coisa que boa parte dos brasileiros nem sabe o que é e espero, sinceramente, que tu saibas. Revisei meu texto várias vezes, satisfeito pelo número de alterações? Ridículo você querer desmerecer meu discurso pelo número de alterações do texto. Se não tem como montar seu discurso, não ataque o dos outros. Isso é uma falácia muito conhecida e em geral desqualifica o atacante. Se não queres ter respeito pelas pessoas do fórum, leia bastante para que não hajas ridiculamente.

Até!

L

Heero Yuy:

Não só SP, mas Norte, Nordeste, o Brasil todo, quase toda cidade tem alguma garota de programa… mas nao tinha legalizado garotas em boates? oq o cara fez? n registrou elas em carteira? huahuahua :lol:

Elas eram PJ … kkkkkkkkk!!! :lol: :lol: :lol: :lol:

Aliás, as semelhanças entre uma garota de programa e um programador:

  1. Você trabalha em horários estranhos.
  2. Pagam-te pra fazer o cliente feliz.
  3. Seu trabalho sempre vai além do expediente
  4. Você é mais produtivo à noite
  5. Você é recompensado por realizar as idéias mais absurdas do cliente
  6. Seus amigos se distanciam de você, e você só anda com outros iguais a você
  7. Quando vai ao encontro do cliente, você tem de estar sempre apresentável
  8. Mas quando você volta, parece saído do inferno
  9. O cliente quer sempre pagar menos e que você faça maravilhas
  10. Quando te perguntam em que trabalhas, tens dificuldade de explicar
  11. Se as coisas dão erradas, é sempre culpa sua
  12. Todo dia, ao acordar, você diz: NÃO VOU PASSAR O RESTO DA VIDA FAZENDO ISSO .
L

maquiavelbona:
drungrin:
Cara, para quem conhece do que estão falando, não faria concepções do seu jeito. A proposta deles é fazer um MASHUP - veja link do meu texto anterior - de serviços, agregar coisas existentes e disponibilizá-las para um fim específico - agora entendeu o porque do necessidades específicas? - , não necessariamente fazendo softwares complexos. Já usou o Yahoo! Pipes? A proposta é parecida.
Continuo pedindo para que pensem racionalmente.

drungrin:

é assim que você tem uma opinião formada??? oO… sem comentários…

Lamentável seu comentário.

Maquiavelbona,

Você ainda está levando esse papo a sério? Relaxa… mas não goza…

[]'s e fique calmo.

Luiz_Aguiar

Algo mais à acrescentar ao tópico (foco original)?

D

Wikipedia-man??? Forum Spammer???

conforme seu link:

A considera B verdadeiro;

A possui ou é algo criticável;

então B é falso.

faltou o “então B é falso”. isso é uma crítica e não uma falácia.

A contra-argumentação foi direta, usando referências e conclusões. Se fosse melhor para vc entender, devia ter LHE criticado em outro post após a argumentação.

parece que aprendeu essa palavra ontem… fica repetindo direto…

D

continuando com o post original, sempre tem mania de desviar do assunto. motoboy… garota de programa… PJ… o povo adora atrapalhar as discussões…

A proposta da M$ é disponibilizar uma forma de fazer mashups. A idéia da IBM é aproveitar essa flexibilidade da web 2.0 (mashup) para permitir que os próprios usuários criem aplicativos para necessidades especificas, instantaneamente.

São duas propostas diferentes, criação, não agregação com consequente disponibilização. O que é simples pra uns pode ser muito complexo pros demais. É relativo.

maquiavelbona

EU acho que vocês estão se alarmando e falando caquinha, colocando coisas onde não existem ( A considera B verdadeiro ).
EU mudo o meu texto 3 vezes, no seu parecer, fazendo do meu discurso um argumento falso ( A possui “coisa criticável” ).
Portanto, vocês não estão se alarmando e falando caquinha, colocando coisas onde não existem. ( Então B é falso ).

Realmente, aprendi ontem a pensar. Cara, pare de tentar me desmerecer, tá ficando feio já. Se não consegues colocar suas idéias de uma maneira compreensível, não coloque bobagens.
Continuas pensando que o “criar aplicações específicas” é diferente do mashup. Continuo pensando que está equivocado, mas não é por isso que o difamo.

Pena, tava tanto afim de levar a essa conversa a sério.

Até!

L

drungrin:
[
continuando com o post original, sempre tem mania de desviar do assunto. motoboy… garota de programa… PJ… o povo adora atrapalhar as discussões…

Se vc não criou um fake para xingar os outros, e não tem coragem de colocar sua opnião e mostrar sua cara, eu corto meu saco.

D

luidhi:
drungrin:
[
continuando com o post original, sempre tem mania de desviar do assunto. motoboy… garota de programa… PJ… o povo adora atrapalhar as discussões…

Se vc não criou um fake para xingar os outros, e não tem coragem de colocar sua opnião e mostrar sua cara, eu corto meu saco.

isso é coragem para você? -> http://www.brainbench.com/xml/bb/transcript/public/viewtranscript.xml

Pode tratar de cortar o seu “saco”. E parar de desviar o rumo das threads. Não tem algo a adicionar, não poste. As threads desse fórum de discussão não se mantém no escopo durante mais de 5 posts… que pena que ainda temos pessoas que apenas contam como alguém a se atrapalhar… mentes fracas… :frowning:

D

sry… o link tinha ido errado

retificando -> http://www.brainbench.com/xml/bb/transcript/public/viewtranscript.xml?pid=3821299

L

Como levar esse tópico a sério se você foi o primeiro a não admitir opiniões divergentes da sua???

L

Como levar esse tópico a sério se você foi o primeiro a não admitir opiniões divergentes da sua???

L

Como levar esse tópico a sério se você foi o primeiro a não admitir opiniões divergentes da sua???

L

Como levar esse tópico a sério se você foi o primeiro a não admitir opiniões divergentes da sua???

Criado 10 de setembro de 2007
Ultima resposta 12 de set. de 2007
Respostas 54
Participantes 16