Aplicações desktop em Java

Boas pessoal.

Gostaria de saber qual a melhor ferramenta para desenvolvimento de aplicações desktop em Java. E já agora, qual o IDE que devo utilizar para o seu desenvolvimento?

Obrigado.

Abraços.

Devido a interface gráfica simples de usar e muito completa, na minha opinião, a IDE mais prática é o NetBeans…

O NetBeans é mais “amigável” para quem está começando, a criação de interfaces gráficas com ele é bastante facilitada, ele também tem um bom suporte para algumas coisas avançadas pra quando vc já estiver mais experiente, mas não vale se prender nele por isso, quando for usar essas funcionalidades a IDE será o de menos.
O problema do NetBeans é que ele não é muito bom em lidar com o código que vc cria, tanto que o código de interface gráfica que ele gera vc não pode editar(no máximo acrescentar algumas coisas no meio).

O Eclipse é muito bom em lidar com o código, a refatoração(aplicar alterações em várias partes do código ao mesmo tempo, como mudar o nome de uma variável ou os parrâmetros de um método) dele é muito boa, e isso é muito importante.
Um ponto fraco dele é a geração de arquivos JAR, que é um pouco mais complicada, principalmente se vc incluir outros jars no seu projeto, acho que tem plugins que resolvem isso mas tenho que pesquisar melhor.

O problema do Eclipse mesmo é que ele não tem suporte pra criação de interfaces gráficas, o padrão pra isso seria um plugin chamado Visual Editor, mas ele era bem problemático e o desenvolvimento dele está bem estagnado. A salvação é um plugin chamado Window Builder, desculpem se não pode fazer propaganda, mas é a única boa opção que encontrei, ele tem uma versão trial que é gratis e já serve pra fazer tudo que vc precisa agora no começo. Ele é realmente muito bom, ele é capaz de entender o seu código e adaptar a interface que ele gerou com base no que vc fez.
http://www.instantiations.com/windowbuilderpro/default.htm

Eu pessoalmente recomendo o Eclipse, mas a escolha vai de vc, e tem outras IDEs também que ainda não utilizei.

Espero que ajude.
Um abraço,
Gustavo

Olá!

Eu começei com NetBeans, mas agora só uso o RAD. Coloca tanto o Eclipse como o Netbeans no bolso. É moooooooito bom!

Tentem.

Eclipse Sem Duvidas !! E o Mais interessante! :razz:

Obrigado pela a ajuda pessoal!

Abraço

ahahhahah

No final das contas acho que não ajudamos muito…
Cada um recomendou uma coisa… eheheh

Mas o que posso te dizer é que não existe melhor… E sim aquela que atende mais ao seu gosto…