Aplicações em 3 camadas usando RMI

4 respostas
E

Olá,

Estou aprendendo Java e gostaria de desenvolver uma aplicação em 3 camadas onde um cliente leve Swing possar acessar um servidor RMI para buscar registros das tabelas, fazer alterações nos dados e devolver para o servidor os dados alterados para serem persistidos no banco de dados. Vi que o JBuilder utiliza uma estratégia interessante: eviar os registros num DataSet em memória. Já fiz isso em Delphi com sucesso mas me pergunto se isso não violaria o paradigma OOP. Desta forma eu não estaria trabalhando mais com objetos. O que vocês acham? Como isso poderia ser feito?

4 Respostas

louds

Use Value Objects

T

De uma olhada na especificacao de RowSet, da Sun. Essa interface eh exatamente a mesma ideia dos dataset’s, que voce comentou. Eles apresentam uma caracteristica desconexa da base de dados, sao serializaveis e possui navegadores de registros igual ao resultset.
Quanto a violacao do paradigma OO, bem, o proprio uso de uma base relacional nao se encaixa muito bem nas ideias OO. Acredito que sao seja uma grande violacao nao, das ideias.

brlima

nunca gostei do RMI. Acho q por nunca tive tempo pra trabalhar direito com ele…rsss :smiley: Dá mto trabalho

E

Olá, Muito obrigado pelas repostas!

O que vocês recomendam que eu use no servidor? EJBs? Algum framework em especial? Usar hybernate seria uma boa?

Criado 11 de abril de 2004
Ultima resposta 15 de abr. de 2004
Respostas 4
Participantes 4