Aplicações Gratuitas

Amigos,

Aplicações desenvolvidas em Java são gratuitas. Tipo, se eu desenvolver uma aplicação para a empresa que eu trabalho, usá-la, ela terá que pagar alguma licença.

Desculpe, todos!

Eu quis dizer: se eu desenvolver uma aplicação, terei que pagar alguma coisa pelo Java, devido ao programa ter sido desenvolvido nesta linguagem.

Ex: um programa desenvolvido em DELPHI, é claro que terei que pagar a licensa de uso do delphi. Certo!?

vc fez uma afirmação ou uma pergunta ? :?

Não.

Você não precisa pagar pelo uso do JRE (runtime do Java) nem do JDK (compilador). Só ler a licença de uso da Sun.
Você vai ter de pagar alguma coisa se usar alguma biblioteca de terceiros que seja paga E se o uso dessa biblioteca requerer que você pague royalties sobre o uso dela. São muito poucos os exemplos de tais bibliotecas. Acho que a biblioteca RSA BSAFE-J é desse tipo (ou seja, se você desenvolver uma aplicação com essa biblioteca, você precisa pagar royalties sobre cada cópia de sua aplicação).

[quote=thingol]Você não precisa pagar pelo uso do JRE (runtime do Java) nem do JDK (compilador). Só ler a licença de uso da Sun.
Você vai ter de pagar alguma coisa se usar alguma biblioteca de terceiros que seja paga E se o uso dessa biblioteca requerer que você pague royalties sobre o uso dela. São muito poucos os exemplos de tais bibliotecas. Acho que a biblioteca RSA BSAFE-J é desse tipo (ou seja, se você desenvolver uma aplicação com essa biblioteca, você precisa pagar royalties sobre cada cópia de sua aplicação).[/quote]

Então, todas as bibliotecas contidas no JRE e no JDK, podem ser usadas sem pagar nada por seu uso!

Certo???

Sim