aplicações java distribuídas como se fossem paginas web

olá,

Eu venho do delphi e do vb.net. Estou habituado a fazer aplicações para ambiente windows!
Este ano estou a ter contacto com o java na faculdade. O que estou a gostar no java é que o mesmo permite criar app que funcionem em tablets e no broswer.

gostava de saber se com o java posso criar as aplicações como criava para ambiente windows, em janelas, mas em vez de ter que as instalar se consigo distribui-las através de um link. Como se fosse um link para uma pagina web. MAs em vez de abrir uma pagina web abre um programa. Gosto mais de desenvolver programas em janelas, não gosto muito da janela do broswer.

valeu

Manin …

Um link é uma página que será aberta no navegador.
[…]

então de que forma é que poderei distribuir a minha aplicação na empresa sem ser preciso instalar ou passar o executável (.exe)?

éér…

você consegue abrir applets, que me parece ser o que você quer… mas para ficar claro, isso é uma péssima ideia pro vários motivos, você quer programar desktp, mas quer distribuir na web, uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa (até existem as aplicações ricas na internet, ria, mas você não quer programar web pelo que entendi).

O melhor mesmo é fazer um sistema completo pela internet em Java usando Servlet (com algum framework para ser mais produtivo, como JSF 2, Spring, Struts 2, VRaptor ou Mentawai).

Se você quer fazer aplicações Desktop, não use java, dá muita dor de cabeça. VB e Delphi são muito melhores para isso. Mas isso é minha opinião.

Procure por “Java Web Start” - basicamente, é uma aplicação Desktop distribuída via Web.

Como ela é distribuída via Web, tem as seguintes limitações:

  1. A JVM deve estar instalada na máquina do cliente
  2. Pode ser que eventuais proxies impeçam o acesso a várias partes da aplicação
  3. Como é uma aplicação desktop, mas que roda sob uma “sandbox”, pode ser que não consiga acessar tudo que uma aplicação desktop faz se você não usar as permissões adequadas
  4. Pode levar muito tempo para iniciar, já que ela precisa carregar (ou então verificar a atualização) de todas as partes da aplicação antes de rodar. Em uma aplicação desktop clássica, ao iniciar a aplicação, tudo já está carregado e instalado.