Aplicações - Linguagens de Script

Pessoal, alguém poderia me citar aplicações que utiliza linguagem de script. Um exemplo básico seria o word com VBA ou o AutoCad com Lisp, enfim alguém conhece alguma mais?

Grato.

Olá

Será que o google não lhe ajudou nesta dúvida?

A maioria esmagadora das aplicações web usam linguagem de script (Java script) e as que usam flash usam também script

Todos os sistemas operacionais possuem linguagens de script

Há diversas linguagens de programação que rodam como scripts como por exemplo o Ruby

Os exemplos mais raros que conheço foram justamente os que citou porque a maioria dos usuários do Autocad e do word mas não usam Lisp nem VBA.

[]s
Luca

Gostaria de saber programas interessantes e que não usam apenas linguagens de script por usar, com é o caso de animação de páginas em flash, mas sim como funcionalidade em um sistema, é o caso word com citado para a criação de macro.

Olá

Uma pergunta: você acha que os milhões ou bilhões de sites que usam Javascript são exemplos menos representativos do que a parcela de usuários do word que escrevem scripts em VBA?

Acho que se somar todas as linhas já escritas em VBA no mundo inteiro dá muito menos do que já foi escrito em PERL, Python ou Ruby (nem vou comparar com Javascript que seria covardia)

E você está enganado quando pensa que as aplicações em flash usam scripts apenas para fazer as animações.

[]s
Luca

[quote=anderson.bonavides]Gostaria de saber programas interessantes e que não usam apenas linguagens de script por usar, com é o caso de animação de páginas em flash, mas sim como funcionalidade em um sistema, é o caso word com citado para a criação de macro.
[/quote]

Javacript/ActionScript não são usados ‘por usar’, são usados para criar scripts em seus ambientes (brower e flash player).

Eu ando incitando o uso de grails/groovy, haja visto que roda sob qq VM.

E o que não roda sobre a JVM (já que grails não roda em uma VM que não seja uma JVM)

Falo em aplicações extensíveis. É o caso do Firofox que usa JavaScript para criar extensões.

O proprio windows utiliza vbs… que por sinal é uma linguagem muito interessante

Abraços

Tô estudando um pouco de JS para uma aplicação que preciso fazer… olha essa:

Falou!

World of Warcraft usa LUA

2moons => LUA

Obrigado pessoal pelas dicas vou dar uma pesquisada sobre os posts.

:wink: