Aplicações para Web

3 respostas
E

Ola pessoal do PJ! :smiley:

Estou pesquisando muito sobre as novas linguagens pra web, mas como todos devem saber existem as mais diversificadas opinioes sobre uma ou outra linguagem. Gostaria de uma opinião “sem puxar a sardinha pro seu prato” de qual seria a melhor linguagem pra mim usar voltada a aplicações web, Java ou PHP? Um software que rode na web em Java não seria lento? Gostaria que fundamentassem suas opiniões.

Desde já agradeço a todos que responderem.

Obrigado.

:arrow: Cledson. :wink:

3 Respostas

P

Olha essa pergunta é muito difícil de responder assim, na lata, o ideal é vc ver o escopo do seu trabalho e ver qual linguagem se adapta melhor ao trabalho.

Para a Web utilizo PHP e Java. Quando?

• Quando um projeto é pequeno, tipo um site institucional, com sistema de buscas ou até mesmo uma pequena loja virtual utilizo PHP, pois é mais fácil localizar servidores para o meu cliente, geralmente mais em conta, não preciso de todo o refinamento do Java, o PHP dá conta do recado facilmente, tem boa performance e ótimo acesso a dados. E pela menor complexidade termino o projeto mais cedo para o cliente.

• Quando um projeto é complexo (tamanho ou engenharia), necessite de muita carga de trabalho ou que eu preciso dos refinamentos de Java vou com ele sem dúvida. Além de que grandes projetos é mais fácil de gerenciar desenvolvendo em Java.

• Orientação a objetos: no Java é nativo, Java é orientado a objetos. No PHP a partir da versão 5 o suporte a orientação a objetos está muito bom também.

• Segurança PHP x Java: ambos são seguros, Java implementa toda uma arquitetura de segurança, nem preciso especificar, e PHP foi projeto pensando em segurança pois é voltado exclusivamente para a Web.

E

Camarada! Muito Obrigado! Me ajudou bastante mesmo!

Mas aproveitando de sua boa vontade vou fazer um pequeno complemento.

Minha idéia é fazer interfaces desktop para o usuario final, e com acesso a bancos remotos. Percebi que no Java isso é possível. O que vc me diz? Essa é uma prática usada ou aconselhável? Parecido com o IRPF da Receita Federal, só que usando banco remoto!
Qualquer informação será muito bem vinda!

Grande abraço e obrigado petter!

Flw

Cledson

P

Olha se for um projeto de médio ou grande porte o Java (usando J2EE) é muitissimo indicado. Vc vai aproveitar muitos recursos do Java para essa interação Desktop x Web.

Agora se for um projeto pequeno usar Java eu considero matar um pardar com um fuzil, vai funcionar, com certeza vai ficar bom, mas vai exigir mais hardware e recursos para o desenvolvimento.
Uma idéia que utilizo é se o cliente já tiver a base e um ambiente desktop, vc pode construir um aplicação Web com PHP partilhando a base de dados do cara, assim vc terá os resultados tanto na Web quanto no desktop on-line, sem precisar ficar migrando dados de um lado para outro, e de forma relativamente fácil.

Para vc montar a GUI de uma aplicação em Java para acessar uma base de dados remota fica muito bom também, aí vai depender da configuração do banco em aceitar e prover segurança para esses acessos remotos, senão ou trava a sua aplicação ou libera o acesso remoto para todo mundo. Ter um DBA do banco ao seu lado é sempre bom e ajuda.

Criado 11 de julho de 2006
Ultima resposta 11 de jul. de 2006
Respostas 3
Participantes 2