Aplicações rápidas

Pessoal, estamos para começar um projeto novo em java para web. Inicialmente foram levantadas as seguintes opções:

JEE6 + JSF 2 + glassfish 3
Spring MVC 3 + jetty ou tomcat
Spring + JSF 2 + jetty ou tomcat
JSF 2 +Spring security + jetty ou tomcat
VRaptor + jetty ou tomcat

O principal requisito do sistema é ser rápido. As páginas devem ser abertas muito rapidamente, as ações o mesmo.
A curva de aprendizado tem que ser rápida também uma vez que temos pouco tempo para iniciar o projeto.

Levando essas informações em questão o que recomendam?

Vai de VRaptor ou Struts.

JSF a curva não é pequena, e se não entender bem ele não vai te ajudar com nada.

Pelo menos VRaptor ou Struts utilizam JSP que já é o básico de faculdade/mercado. Já seria algo a menos para aprender.

Tenha em mente o seguinte:
Bom
Bonito
Barato (Custo de desenvolvimento/manutenção)

Em geral, você consegue dois dos três itens acima quando se tem prazo pequeno. ^^

O que é “muito rapidamente”?
Que tipo de conteúdo você terá nas páginas?
É melhor ter mais performance ou mais velocidade de desenvolvimento?
Onde o servidor vai rodar? Na web? Numa intranet?

Sua descrição está cheia de termos subjetivos. Aí fica impossível decidir ou aconselhar.

Eu só recomendo que descarte, de cara, o jetty.

Em termos de praticidade, uma opção legal é o grails.

Por que não recomenda o uso do jetty?

Não tive boas experiêbcias com ele. Mas web não é meu forte… há pessoas bem mais qualificadas que eu aqui para confirmar ou não minha descrença nesse server. :slight_smile:

Entenda-se: Aplicação rápida e não desenvolvimento rápido.

No caso, já dominamos JSF. Struts não é uma opção. JSF utilizamos facelets e xhtml.

Struts temos algumas aplicações feitas também, com struts mvc.

A questão eé, precisamos de um framework que ajude a termos uma aplicação rápida, na qual as interfaces (telas) carreguem rapidamente, persistência seja ágil e seja estável.

Seria basicamente isto.

Bom, se ja dominam JSF, eu apostaria nele mesmo.

Ele não é o mais rápido, pela natureza Stateful dos componentes, mas também não chega a ser tão lento se souber trabalhar com ele.

Agora se quiser o mais rápidos possível, com certeza algum Action Based será muito melhor pra você. Dizem que o VRaptor é rápido. Porém nunca trabalhei com ele. Lembre-se da curva de aprendizado, se ela não for um problema eu recomendo até o VRaptor, pelo grande suporte que você consegue aqui no GUJ.

Teve um tópico aqui com uma discussão sobre JSF x VRaptor, talvez te ajude.