pessoal vamos debater um pouco sobre qual é a melhor, eu sei pouco sobre as aplicações RIA, e quero saber mais em um quadro comparativo entre as 3 ( RIA, WEB, STAND ALONE)
stand alone
[list]problemas na instalação em muitos usuarios[/list]
[list]problemas na actualização em muitos usuarios[/list]
[list]Processamento do lado do cliente[/list]
[list]pouca carga no servidor ( apenas é necessario servidor de base de dados na maioria dos casos)[/list]
[list]Ambiente grafico mais rico, com muitos recursos[/list]
[list]muita interactividade com a interface grafica[/list]
Web
[list]processamento do lado do servidor ( se tiver muitos clientes o servidor entra em bug ou lentidão)[/list]
[list]interface grafica limitada a capacidade dos browser, poucos recursos ( a maioria dos recursos são html css etc)[/list]
[list]pouca interactividade com a interface grafica[/list]
[list]facilidade na instalação da aplicação em muitos clientes (sendo preciso apenas abrir o browes)[/list]
[list]facilidade na actualização[/list]
RIA
[list]acho que tem as vantagens dos aplicativos web somando as vantagens dos aplicativos stand alone [/list]
[list]processamento do lado do servidor e do lado do cliente[/list]
[list]facilidade na actualização e instalação[/list]
[list]interface grafica muito interativa como os stand alone[/list]
[list]muita interactividade com a interface grafica[/list]
em resumo eu queria que os participantes deste topico listassem as vantagens e desvantagens que eles acham das RIA / WEB / STAND ALONE
e depois no fim dizerem qual é a que eles acham melhor
eu antes achava as WEB como melhor, agora acho que a RIA é melhor
MAs quero ouvir a opinião dos mais sabidos do sobre o assunto :idea: ,
e vendo bem eu acho que as RIA é o futuro
Rapas, eu estou passando por uma situação muito chata, desenvolvi um sistema desktop acessando o banco de dados Postgree em um provedor, porem, ficou muito lendo, então estou tendo que refazer tudo em RIA para poder aumentar a performance, usei o FrameWork Thinwire, que por sinal é facil a utilização, mas um pouco trabalhoso, como tenho prazo para a entrega do projeto não tive tempo de testar outras ferramentas RIA.
Quando tiver tempo, vou testar o Flex, GWT, JSF e outras…
Sobre sua aplicação estar lenta, acredito que deve rever os códigos dela e buscar a performance dentro da aplicação. Uso de indicesn o banco e problemas de codificação podem estar causando esta lentidão.
Agora se o requisito é usar pela web, RIA é legal…pro usuário . . . pra desenvolver é muito trabalhoso e um pouco confuso até pegar o jeito. Pra desenvolver um aplicativo RIA o conhecimento em padrões de projeto na minha opinião deve ser mais aprofundado, portanto é mais um ponto a ser verificado.
Não sou um especialita, mas tenho certeza que se tiver dificuldade em migrar só pedir um help pra galera aqui.
Eu ja fiquei fulo (puto, estressado) com aplicações que ficam lentas, mas é o seguinte eu superei da seguinte forma, se guardares as consultas maiores e com mais calculos na base de dados como view fica mais rapido, e quando são poucos dados esta tudo bem até os select dos que estão a começar funcionam na velocidade da luz, mas quando são muitos dados até os select dos mais experientes começam a dar pau, mas isso eu acho normal,
devemos revisar todos os select principalmente aqueles maiores( que incluem muitas tabelas) e aqueles que tem muitos order by, group by, sum, cont , e principalmente aqueles que tem subconsultas com o in ex: ( select clientes from clientes where clientes.idade in (select desconto.idade from desconto) ).
depois de rever testamos a consulta de formas diferentes e vermos quais são as que tem o mesmo resultado e com mais velocidade, e não esquece que não é bom usar campos desnecessarios como select * from.
E ainda á outra coisa ver a configuração do servidor tambem ajuda , a aumentar a velocidade, e se o modelo relacional da base de dados for ruim (xxxxxss, mau modelado) tambem tem tendencia a tornar as consultas lentas .
na verdade são muitos factores a se analisar
Dizer simplesmente que RIA é melhor que web tradicional, Stand-alone, etc etc etc, é um pouco precipitado.
O que devemos olhar SEMPRE são os requisitos, principalmente os requisitos não-funcionais da aplicação.
Eu já trabalhei em projeto que a melhor solução era uma aplicação stand-alone dentro de uma intranet. Trabalho atualmente em um projeto de banco que a solução web é a melhor (Não há a necessidade de ter telas “bonitinhas”, o velho e bom HTML + CSS resolve muito bem, claro, AJAX sempre ajuda). Alias, com HTML e CSS dá para fazer coisas bem legais e padronizadas.
Minha experiência em projetos RIA foi um bem simples usando JSF (1.2) + Richfaces (nem sei se pode ser considerado RIA isso), portanto não posso opinar muito. Mas o que eu vejo em vantagem de RIA são os pontos que você já levantou “interatividade com a interface grafica”, isso de fato eu acho que falta para aplicação HTMl + CSS.
Em relação a minha aplicação está lenda, acho que isso não se deve ao fato da modelagem ou select, porque apenas um selec id from clientes where id=1, fica muito lento, acho que se deve a ponte entre a maquina usuaria e o provedor onde o banco de dados está, usando uma conexão com net convencional tipo banda larga.
Por isso decidi partir para uma solução ao lado do servidor, onde essas consultas são processadas, e o resultado sem dúvida quadriplicou…
Mas em relação a RIA, quem indica boas e faceis ferramenas ?
sulito, achei uma plataforma interessante, estava pesquisando e achei o Apache Pivot, para desenvolvimento de aplicações Web e DeskTop, pelo que lí apenas ter o JRE instalado na maquina ou plugin Java no browser.