Aplicações Web e UML

Bem, to desenvolvendo um projeto voltado pra web, então resolvi utilizar o padrão MVC sem nenhum framework, desenvolver na mão msm pelo fato de o projeto ser acadêmico e assim abstrair melhor os conceitos.
Mas a questão não é essa, tenho que fazer a modelagem do sistema em UML, to começando a estudar isso e essa está sendo minha primeira experiência. Então, eu devo colocar as Servlets e classes de controle do sistema, tais como acesso a banco de dados e as de apresentação dos dados ao usuário no modelo? É uma coisa que está me deixando um pouco confuso pq a modelagem é meio chata e essa parte que estou questionando é muito abstrata e estou tendo dificuldades para montar um modelo conceitual e o diagrama de classes.
Alguém que já mexeu com isso e quiser me ajudar, por favor…

Valew desde já.

Na minha opinião, nada da camada de visão deve estar no seu modelo (apresentação dos dados ao usuário, etc). Eu colocaria somente os artefatos correspondentes ao Modelo (M-V-C). Neste caso, aqui não entrariam nem os servlets (que seriam seu controle, conforme entendi da explicação da arquitetura do seu sistema).
Pensando num diagrama de seqüência, e ilustrando uma operação bem comum, tudo começaria com um ator (seu servlet, action ou qualquer outra coisa que invoque o seu model) chamando um método numa classe de serviço que chama um "DAO" para ter acesso aos dados do banco (repare que o diagrama de seqüência não tem nenhum jsp nem servlet - que é representado pelo ator).

Acho que com isso já respondi sua pergunta… mas tem algo a mais, caso queira repensar a arquitetura do seu sistema:

Essa seqüência que eu descrevi (JSP-&gtaction-&gtbean-&gtDAO) é o que eu sempre vi nas empresas em que trabalhei. É uma abordagem muito comum no mercado porque funciona e a arquitetura não fica muito complicada. Porém, há uma excelente discussão num tópico do GUJ (http://www.guj.com.br/posts/list/60916.java) que gerou um post no blog da Caelum (http://blog.caelum.com.br/) sobre o pattern Repository. Acho que é uma boa leitura pra te dar novas idéias…