Aplicações Web e UML

1 resposta
M

Bem, to desenvolvendo um projeto voltado pra web, então resolvi utilizar o padrão MVC sem nenhum framework, desenvolver na mão msm pelo fato de o projeto ser acadêmico e assim abstrair melhor os conceitos.
Mas a questão não é essa, tenho que fazer a modelagem do sistema em UML, to começando a estudar isso e essa está sendo minha primeira experiência. Então, eu devo colocar as Servlets e classes de controle do sistema, tais como acesso a banco de dados e as de apresentação dos dados ao usuário no modelo? É uma coisa que está me deixando um pouco confuso pq a modelagem é meio chata e essa parte que estou questionando é muito abstrata e estou tendo dificuldades para montar um modelo conceitual e o diagrama de classes.
Alguém que já mexeu com isso e quiser me ajudar, por favor…

Valew desde já.

1 Resposta

Adolfo_Rodrigues

Na minha opinião, nada da camada de visão deve estar no seu modelo (apresentação dos dados ao usuário, etc). Eu colocaria somente os artefatos correspondentes ao Modelo (M-V-C). Neste caso, aqui não entrariam nem os servlets (que seriam seu controle, conforme entendi da explicação da arquitetura do seu sistema).
Pensando num diagrama de seqüência, e ilustrando uma operação bem comum, tudo começaria com um ator (seu servlet, action ou qualquer outra coisa que invoque o seu model) chamando um método numa classe de serviço que chama um "DAO" para ter acesso aos dados do banco (repare que o diagrama de seqüência não tem nenhum jsp nem servlet - que é representado pelo ator).

Acho que com isso já respondi sua pergunta… mas tem algo a mais, caso queira repensar a arquitetura do seu sistema:

Essa seqüência que eu descrevi (JSP-&gtaction-&gtbean-&gtDAO) é o que eu sempre vi nas empresas em que trabalhei. É uma abordagem muito comum no mercado porque funciona e a arquitetura não fica muito complicada. Porém, há uma excelente discussão num tópico do GUJ (http://www.guj.com.br/posts/list/60916.java) que gerou um post no blog da Caelum (http://blog.caelum.com.br/) sobre o pattern Repository. Acho que é uma boa leitura pra te dar novas idéias…

Criado 11 de junho de 2007
Ultima resposta 11 de jun. de 2007
Respostas 1
Participantes 2