Boa tarde galera, estou começando um grupo de desenvolvimento, meio que pra desenvolver freelancer… e a linguagem que sei é java, sei um pouco de .net também, mas gosto muito de java, e é o que sei mais… gostaría de saber de vocês que tiverem mais experiência, se compensa fazer sistemas freela em java, visando o lance de hospedagem em caso de não ser uma aplicação local… desempenho, facilidade, esse tipo de coisa… isso para sistemas. E também para sites, o que indicariam. Desde já agradeço. Abraços
Aplicações web em Java, freelancer, equipe de desenvolvimento
3 Respostas
Olá,
eu pessoalmente não gosto da linguagem java para fazer freelas. Opte por python + Django, Ruby + Rails por exemplo. Ou melhor ainda, aprenda PHP e algum CMS (Wordpress, Joomla ou Drupal) ou PHP + algum framework (CakePHP, CodeIgniter).
Quando o assunto é freela ou fazer uma grana extra, não tem conversa. PHP é de longe a linguagem com mais oportunidades. Se vc tiver oportunidades de conseguir projetos onde vc possa escolher a arquitetura, eu optaria por Django em caso de ser um sistema, ou PHP + CMS ser for um site.
Se quiser insistir em java, boa sorte! 
O problema do Java para Freelancer é o custo do servidor. Isso muitas vezes assusta a empresa que vai comprar seu produto.
Acho que o PHP vale mais a pena nesse caso, é bem mais barato e você encontra muito material de apoio se caso precisar.
Valeu pelas respostas galera! Mas assim… vocês teriam mais ou menos um comparativo? e seria muita desvantagem mesmo? E em um sistema local, pra rodar em uma rede local, aconselham java? Eu não conheço quase nada que o Thiago mencionou, ali só o php mesmo, rsss…