Aplicações web usando JSP e EJBs

Ola pessoal eu sou um estudante de Engª. Informática numa Universidade em Angola n sou um expert em Java mas tenho conhecimentos básicos e este semestre vamos fazer um projeto usando JSP mas EJB como ainda não pesquisei muito bem o q são EJBS gostaria de saber qual é a principal utilidade de EJBS nas aplicações web usando JSP um resumo, irei aprofundar com tutoriais e outras fontes.

Podemos dizer que, dependendo da aplicação que será preciso desenvolver, usar EJBs é o mesmo que caçar formigas com rifles para caça de elefantes.
É dispender uso de uma tecnologia gigantesca, para resolver um simples e pequeno problema.

EJB pode ser entendido como um conjunto de ferramentas que visam o desenvolvimento de aplicações de grande (eu diria até de enorme) porte.
É extremamente abrangente e suas possibilidades vão muito além de criar simples CRUDs.

Agendar e executar tarefas, enviar mensagens assíncronas, persistência de dados, validações, interceptações, integração de sistemas, injeção de dependências e inversão de controle, envio de email, além de permitir uso através de aplicações web “locais” (que estão no mesmo servidor) e remotas, permite integração com aplicativos desktop, só para citar algumas funcionalidades.

A última versão da especificação EJB, a 3.1, facilitou muitas destas tarefas, mas, é preciso ter uma base muito sólida de java para não se perder nos inúmeros conceitos.