Aplicatico Desktop

Bom dia a todos,

Estou iniciando o desenvolvimento de uma aplicação Desktop em Java e gostaria da opinião de vocês qual caminho seguir. Já fiz alguns aplicativos usando recursos do Swing porém gostaria de saber qual a melhor alternativa hoje em dia vizsando robustez, flexibilidade e agilidade no desenvolvimento. Já vi alguns tópicos sobre o Matisse, mas não tenho maiores informações sobre ele.

Se alguém me ajudar, agradeço.

Abraço.

participei de um projeto em que faziamos as telas no netbeans e a parte lógica no eclipse, sem problemas, o processo segui rápido e eficiente. o único problema é que para qualquer alteração na tela vc tem de fazer no netbeans porque se fizer essa modificação no eclipse quando vc abrir a tela no netbeans some tudo. rsrsrs, mas fora isso, foi produtivo.

Por que não usar somente o Netbeans?

Obrigado pelo retorno.

Estou pensando em usar Netbeans para tudo visto que já fiz alguns trabalhos com ele. Então se o matisse puder me ajudar nas telas no netbeans seria bem produtivo.

Alguem tem algum link e /ou documentação que possa analisar o Matisse e baixa-lo para avaliação?

Mais uma vez agradeço.

(O foco é um pequeno sistema ERP, se é que pode ter algum ERP pequeno…hehehe )

Alguém consegue alguma documentação e/ou links sobre o Matisse para Netbeans para que eu possa avaliar?

Obrigado.

http://www.netbeans.org/kb/articles/matisse.html

Olá,
sobre IDE, nem é bom entrar no assunto. Isso você deve escolher a que você mais se agradar. Opção é o que não falta para você hj.
Sobre o desenvolvimento desktop, recomendo dar uma olhada no projeto genesis em https://genesis.dev.java.net/. Sobre o design de telas, o Matisse realmente é bastante satisfatório. Fazemos uso em vários projetos sem maiores problemas, mesmo com uso de vários IDEs no mesmo projeto ele será útil para você. Basta você tomar cuidado para não alterar o código gerado pelo NetBeans pois quando você abrir o form novamente, este código será refeito e suas alterações serão desfeitas.

[]'s

ok, Obrigado a todos pela ajuda.

eu utilizo o NetBeans só como Editor mesmo… o Editor dele é muito bom…
Mas para fazer minhas interfaces, eu faço tudo na unha mesmo!
A “sujeira” que o Matisse do NetBeans faz não compensa!

Matisse com certeza é uma mão na roda para desenvolvimento desktop.

Os plugins concorrentes para o Eclipse ainda deixam muito a desejar.

Quanto ao restante dos frameworks à serem utilizados, depende muito do foco do teu projeto.

Até.

Estou percebendo que ainda existem muitos programadores “amarrados” a uma IDE especifica. Hoje, Eclipse, NetBeans e até o JBuilder estão muito próximos em qualidade e funcionalidades. Claro que um possui algo a mais e algo a menos que o outro, mas acho que no final a balança empata.
Espero que esse conceito um dia mude por aqui.
Quem ja teve que fazer migração de projeto para outro ambiente sabe do que estou falando! :evil:

Até.