Aplicativo Desktop com BD junto do instalador

Estou desenvolvendo uma Aplicação Desktop e estou utilizando MySQL, pesquisei para criar um instalador, e encontrei o JSmooth para criar o instalador da minha aplicação, mas como ela ira trabalhar com banco de dados, eu tenho que instalar tambem o mysql, configura-lo e criar o banco. Alguem conhece algum modo para criar o instalador junto com o mysql, por que o JSmooth já verifica se tem o java instalado, senão ele instala tambem o java e depois a aplicação, ai eu estava querendo fazer o mesmo com o mysql, e se não for pedir demais, será que existe um modo de criar tambem o banco que será usado pela aplicação? Estou perdido.

Wagner Soares

So pra constar eu estou usando hibernate.

Trabalhar com bancos em java, embedded, como o h2, derby ou hsqldb não é uma opção?

Cara, até pode ser, mas eu não sei nada de h2, derby ou hsqldb, ai eu teria que dar uma estudada. Mas se eu usar, por exemplo, derby, esse meu problema seria resolvido?

Depende, há N variáveis no meio para tomar uma decisão como essa.

O caso é que esses bancos que te passei são fáceis de incorporar na aplicação, iniciá-los juntos,
deixar em memória ou em arquivos do disco se for o caso, etc.

Gosto de usá-los em testes. Agora tem que ver se ‘guenta’ o tranco em produção, mas como
vc quer instalar no cliente, vamos imaginar que o banco vai ter um acesso somente. A não
ser que a aplicação seja database intensive, acho que deve dar conta do recado.

Se quiser dar uma olhada, eu gosto do h2
http://www.h2database.com/
Super fácil de colocar no ar e tem um cliente simples web.

O resto é SQL, se tiver usando Hibernate mais fácil ainda.

Eu sugiro que voce utilize o Derby. É um banco muito fácil de utilizar, e voce consegue que o mesmo opere embarcado ou em modo cliente servidor. Só fique atento a proposta do seu aplicativo, pois, isso pode inviabilizar o seu uso necessitando de um banco mais parrudo.

[…]s