Olá a todos este é meu primeiro post aqui no GUJ e estou bem contente em fazer parte deste grupo;
Bem vamos a dúvida:
Estou desenvolvendo uma aplicação Java Desktop, onde o jar final da aplicação vai ficar em um local da rede acessível por todos;
A dúvida mora no seguinte…
Se eu deixar este jar neste local da rede, e os usuários apenas puxarem um atalho desta aplicação para suas estações de trabalho, corro o risco de ocorrer problemas no processo desta aplicação?
Existe um arquivo na rede que será gravado por esta aplicação;
Aplicativo Desktop com Jframe - Várias Instâncias
2 Respostas
Acredito que não há risco de acontecer esse problema. Já implantei programas desktop com essa forma de acesso que você descreveu.
Aproximadamente o programa era acessado de 60 a 120 máquinas. E nunca ocorreu problemas por conta disso.
É claro que o servidor onde vai estar o jar, têm que suportar acesso simultâneo de muitas estações. A desvantagem é que você só vai conseguir atualizar o jar quando nenhuma estação estiver acessando ele.
Quanto ao arquivo na rede que será gravado, podem haver problemas no acesso simultâneo…talvez seja melhor usar um banco de dados ou gerenciar isso de forma centralizada (ter um programa que só rode em uma máquina, que recebe “mensagens” para gravar no arquivo e somente esse programa faz a gravação)…
Bom, mas com a minha experiência atual, eu usaria Java Webstart para distribuir o programa. Você terá que dar uma estudada, porquê vai ter que manipular um xml e têm várias regrinhas. Mas como benefício, têm muitas vantagens a mais que da forma que você está querendo. http://download.oracle.com/javase/1.5.0/docs/guide/javaws/index.html
Valeu Diego, vou estudar e conforme for posto o resultado aqui, muito obrigado pela orientação!!!