Preciso desenvolver um programa desktop que funcione em mais de uma plataforna (ao menos em windows e linux).
O programa, em princípio, é simples, basicamente permitindo abrir um arquivo texto selecionado pelo usuário, fazer algumas validações e transmitir esse arquivo via rede (web).
Comecei a fazer utilizando o Delphi Light (gratuito), por ser uma linguagem da qual tenho um conhecimento razoável, porém talvez não possa dar continuiddade já que provavelmente só funcionará em windows.
A outra alternativa seria desenvolver em java, contudo teria que aprender essa linguagem em pouquíssimo tempo.
Eu comecei em Delphi e sei como é dificil passar pro Java.
Mas se tem que ser, você precisa dar uma estudada antes em java e depois tentar montar esse seu projeto.
Tenta começar lendo essa apostila: http://www.caelum.com.br/curso/fj-11-java-orientacao-objetos/
Se achar dificil mesmo assim, o melhor seria comprar um livro, no seu caso se não tem conhecimento nenhum, o Java Como Programar (Deitel), seria a meu ver o mais indicado.
eu estudei C… depois passei pra PERL e parei por algum tempo… depois comecei a fazer faculdade e estou aprendendo JAVA… não senti a mínima dificuldade entre essas transferências entre linguagens… Tem muitooo material bom ai na internet para se aprender java… O que o nosso amigo citou é ótimo, mas recomento que você…[color=white] (faça download)[/color]… compre o livro do deitel Java Como Programar, de preferencia a 6 edição… Use sempre o google… e use sempre o GUJ !!
no javafree tem alguns artigos sobre iniciação…
eu usava delphi antes… do delphi pro netbeans tudo bem mas do delphi pro eclipse… apanhei demais
sugiro tirar alguns dias pra ler sobre java e começar “do zero”
eu estudei C… depois passei pra PERL e parei por algum tempo… depois comecei a fazer faculdade e estou aprendendo JAVA… não senti a mínima dificuldade entre essas transferências entre linguagens… Tem muitooo material bom ai na internet para se aprender java… O que o nosso amigo citou é ótimo, mas recomento que você…[color=white] (faça download)[/color]… compre o livro do deitel Java Como Programar, de preferencia a 6 edição… Use sempre o google… e use sempre o GUJ !!
Abraços…
Diga não a pirataria![/quote]
Por que vc sugere “de preferencia a 6 edição”?
As mais recentes deixam a desejar em algum aspecto?
Colegas, então provavelmente não encontrarei nenhuma linguagem que me permita desenvolver algum aplicativo multiplataforma que não seja em java?
Antes de migrar vc tem que ter em mente que o Delphi e seus componentes escondem muito de você, e que no java isso é mais transparente, não sei quanto tempo vc trabalhou em delphi, mas o baque é grande. Não existem tanto componentes como Delphi, e tudo via biblioteca e programação, se vc usar Netbeans vc tem o drag’n’drop para ir se adaptando ao java, mas não vai ser como no delphi, arrastar um componente e vcs tem um Object Inspector do tamanho do brasil pra configurar ele.
Só pra vc ficar ligado e não tomar um susto muito grande
Agora se vc sabe programar, não veras problemas em mudar de Java pra Delphi, claro existe o problema de aprender a linguagem, mas se vc tem logica de programação a sintaxe é um detalhe
Acessei o site da Receita Federal para baixar o programa de declaração do imposto de renda que atualmente é desenvolvido em java e tive a triste (???) surpresa de ver que existe uma versão para cada sistema operacional, indo de encontro ao que eu imaginava: bastava fazer os arquivos em java, compilar com o javac, que o mesmo estaria apto a funcionar em qualquer sistema operacional, desde que JVM estivesse instalada, mas parece que não é tão simples assim.
Possivelmente as múltiplas versões para plataformas diferentes seja um instalador que servira só para baixar o próprio programa para deixar a instalação fácil, mas o programa em si que vai rolar vai ser o mesmo. (posso ter falado besteira, mas…)
Estou quase totalmente convencido de que o melhor será desenvolver o aplicativo em java.
Basicamente o programa deve fazer o seguinte:
Permitir que o usuário selecione um arquivo texto no PC ou em um pendrive, por exemplo;
Ler a 1ª linha do arquivo e obter em determinada posição dessa 1ª linha o código do cliente;
Acessar um banco de dados remoto (via web) e verificar o status do cliente;
Validar todas as linhas do arquivo com base em algumas regras predefinidas;
Transmitir o arquivo (via web) para um servidor.
Em princípio, o programa teria os seguintes botões:
Botão Abrir
Permite ao usuário selecionar um arquivo;
Botão Validar
Efetua a validação do arquivo de acordo com regras predeterminadas;
Botão Transmitir
Envia o arquivo ao servidor desde que não seja encontrado erro na validação.
Esse botão somente seria habilitado se o resultado da validação não apresentasse erro.
No servidor, deveria haver uma aplicação que armazenaria o arquivo transmitido em diretórios conforme o código do cliente.
O que acham? Dá tranquilamente para fazer em java?
Eu teria que fazer uso de algum recurso muito complexo que não poderia ser resolvido apenas com os recursos nativos do java?
Leia o livro Use a cabeça: java, se deseja aprender de forma rápida a base da linguagem te aconselho…este livro aborda praticamente o que será necessário para desenvolver teu projeto: operações I/O, sockets, Threads, um pouco de Swing(GUI), sem falar que a didática dele é muito amigável
Boa sorte e bons estudos.
vc vai encontrar a IDE para poder desenvolver, que é o eclipse, já com tudo instalado(plugin para a parte visual e para gerar o “executável” com todas as bibliotecas necessárias). Também algumas apostilas sobre Java e Banco de Dados, que vc vai precisar.