Aplicativo JAVA para controle de microcontroladores via Rede?

Olá pessoal do GUJ,
estou realizando a construção de um microcontrolador que irá controlar motores de passo para aplicação de automação residencial, só que estes microcontroladores teriam de ser administrados à distância via uma rede sem fio ou internet.
Gostaria de saber, se o JAVA já tem alguma classe para trabalhar em baixo nível entregando instrução assembly para os microcontroladores ou de algum tipo de lógica na programação que eu posso estar utilizando para criar um sistema desktop JAVA para controlar estes microcontroladores e ao mesmo tempo, o aplicativo ser administrado à distância via rede sem fio ou internet por um PC, Palm, etc. O JAVA nos possibilita esta interação? Agradeço desde já.

Eu ja pesquisei uma vez e achei um microcontrolador em java, porem o preco nao me agradou muito, porque na epoca estava custando 19,00 usd e o dolar estava proximo de 4x1, bom entao eu parti pro 8051 fabricado pela Atmel que custava cerca de 2,00 reais aqui no Brasil.

no caso eu uso o 8051 que programo em ling. C e depois converso com o PC via serial usando o MAX232 e dentro do PC o java come solto conversando com o microcontrolador.

Na Epoca eu Achei tambem um compilador Java que gerava .HEX
e dai voce gravava no microcontrolador sem problemas.
Ou seja era uma API toda em Java mesmo.

E’ claro que se pode conversar com o PC de outras formas, paralela , usb e por ai vai.

Qualquer coisa da um Toke, mesmo porque eu sou Desenvolvedor Free Lancer em Java.