Aplicativo JAVA para mapeamento de produtividade de lavouras

Salve galera,
Tenho algumas duvidas sobre a utilização de GPS juntamente a um Netbook ou Palmer.
Bom, a aplicação se trata de um mapeamento de produtividade com um GPS acoplado a roçadeira, onde vai realizar o mapeamento de sua passagem através do GPS.
Em seu baú conterá um censor de de vazão que realizará o calculo da quantidade em m³ passados na determinada posição do GPS(coordenada).

PS: Creio que em cada coordenada deverá ser criado um campo para armazenamento da quantidade da vazão em m³.
Após a Maquina percorrer toda a lavoura será gerado um gráfico de cores decorrente a produtividade x localização.

Gostaria de uma Luz, não sei em que material posso focar meus estudos para desenvolver esta aplicação.

Desde ja agradeço.

Caso esteja no local errado peço desculpas.

Jovem,

Muito interessante esta aplicação e quase tive a oportunidade de participar deste projeto na implantação desses maquinários em Tocantis, mas infelizmente não tive disponibilidade de ir a Tóquio para participar deste projeto.

Estou formando este semestre em Redes de computadores , Falei com meus 2 orientadores e eles concordaram em pegar a mesma monografia.

Eu tenho em mente algumas coisas sobre como fazer.
mais n consigo começar, pois não sei qual seria o tipo de aplicação ideal.

bom dia pessoal,

é so uma sugestão porém aqui no trabalho nos utilizamos uma aplicação que utiliza o Google Maps, nos temos o Sql Server 2008 que tem suporte a campos geography (que são muito uteis na hora de fazer calculos de geografias) e utilizamos a API do Google maps,
a minha sugestão é, que você foque um pouco no desenvolvimento no Maps utilizando KML e javascript, e depois leia um pouco sobre os campos geography do sql server, o que ajuda muito em medida de distancias para fazer os calculos que você precisa na lavroura,

é so uma opinião, espero ter ajudado.

[quote=Kanin Dragon]Jovem,

Muito interessante esta aplicação e quase tive a oportunidade de participar deste projeto na implantação desses maquinários em Tocantis, mas infelizmente não tive disponibilidade de ir a Tóquio para participar deste projeto.[/quote]

sem querer ser chato, mas se não vai ajudar, não responde.

Olá Bruno,

Qual o modelo do GPS ?

Estou em um projeto que utilizamos um equipamento rastreador com GPS para rastreamento de frota. Porém este GPS tem um CHIP GSM que transmite os dados via GPRS.
No seu caso como vai ser isto ? O GPS fica na máquina e depois voce se conecta a ele para pegar as informações ?
Att.
Júnior

Mestre, quero crer que tem uma empresa aqui em Florianópolis que implementa isso.
Não posso te ajudar muito, mas o que eu sei é que eles usam o PostGis (uma extensão de georreferência pro PostgreSQL), e a aplicação é JSF mesmo.
Abraço!

[quote=joseadolfojr]Olá Bruno,

Qual o modelo do GPS ?

Estou em um projeto que utilizamos um equipamento rastreador com GPS para rastreamento de frota. Porém este GPS tem um CHIP GSM que transmite os dados via GPRS.
No seu caso como vai ser isto ? O GPS fica na máquina e depois voce se conecta a ele para pegar as informações ?
Att.
Júnior[/quote]

Bom, GPS é um Garmin não sei te dizer o modelo específico, que tenha padrão NMEA, para poder ser exportado via arquivo de texto.

como você disse, ja ouvi mesmo falar sobre esse GPS com entrada GSM, mais tenho baixo conhecimento sobre GPS, ainda estou estudando bastante sobre isso.

O que estou mais enrrolado mesmo, é sobre como fazer a aplicação paa receber esta mensagem em SMS ou mesmo em arquivo padrão txt.

E outra coisa, os dados serão enviados somente quando a roçadeira finalizar a colheita, porém gostaria de fazer automatico ( ao desligar o sensor de vazão acoplado na roçadeira).

[quote=Tenkara Kiddo]bom dia pessoal,

é so uma sugestão porém aqui no trabalho nos utilizamos uma aplicação que utiliza o Google Maps, nos temos o Sql Server 2008 que tem suporte a campos geography (que são muito uteis na hora de fazer calculos de geografias) e utilizamos a API do Google maps,
a minha sugestão é, que você foque um pouco no desenvolvimento no Maps utilizando KML e javascript, e depois leia um pouco sobre os campos geography do sql server, o que ajuda muito em medida de distancias para fazer os calculos que você precisa na lavroura,

é so uma opinião, espero ter ajudado.[/quote]

Tenkara Kiddo, gostei da ideia, mais não achei nenhum material bem robusto free que possa me detalhar isso, se você tiver algo sobre este assunto eu agradeço desde ja.

[quote=leoramos]Mestre, quero crer que tem uma empresa aqui em Florianópolis que implementa isso.
Não posso te ajudar muito, mas o que eu sei é que eles usam o PostGis (uma extensão de georreferência pro PostgreSQL), e a aplicação é JSF mesmo.
Abraço![/quote]
Leoramos,

Pesquisei sobre esse postgreSQL, e bem interessante, mais não intendi muito bem como funciona, passei o dia aqui batendo cabeça.

[quote=mark_domi][quote=Kanin Dragon]Jovem,

Muito interessante esta aplicação e quase tive a oportunidade de participar deste projeto na implantação desses maquinários em Tocantis, mas infelizmente não tive disponibilidade de ir a Tóquio para participar deste projeto.[/quote]

sem querer ser chato, mas se não vai ajudar, não responde.[/quote]

mark_domi,

Seu post tbm não agregou valor a ninguém, so mostrou sua falta de educação.

bom pessoal, ainda estou um pouco enrrolado com essa aplicação, quem tiver algumas ideias ou algum exemplo para me fornescer eu agradesço.