Aplicativo Java

Sou iniciante em programação Java, apenas tenho como base algoritmos e lógica matemática. Estou tendo muitas dificuldades mas estou persistindo. Estou estudando por um livro e fazendo seus exercícios…começando com alguns aplicativos. Agora gostaria de enviar esse aplicativo para meu colega como executável sem o código fonte claro, ele possui a JVM, como faço esse procedimento? Estou utilizando o bloco de notas mas estou querendo mudar para o NetBeans, gostaria de uma opinião de vocês que já estão na área a mais tempo.
Muito obrigado pela atenção e espero contar sempre coma colaboração de vocês do portal…
Obrigado!

Oi eqessess,

O NetBeans é bem legal para vc usar… com ele vc pode fazer seu aplicativo, gerar um arquivo .jar com toda sua aplicação… e enviar este arquivo .jar ao teu colega para ele executa-lo.

O .jar vc pode usar como um executavel.

Mesmo as coisas mais simples merecem atenção nada começa pelo complexo.
Obrigado pela atenção e ajuda…
Só solicitando um pouco mais de tua paciência, caso eu pegue o arquivo.java e atribua o .jar ele torna-se executavel? ou só pelo NetBeans?
É melhor eu realmente mudar para o NetBeans ou continuar com o bloco de notas já que estou iniciando…?
Valeu e muito Obrigado mesmo,