Aplicativo JAVA

Boa noite Pessoal,

Sou iniciante em JAVA e recentemente terminei de fazer uma aplicação de uma agenda, fiz toda interface, fiz a tabela do banco utilizando o mysql. Resumindo, já estou com toda a aplicação pronta no meu PC. A pergunta é a seguinte: Como eu faço para disponibilizar essa mesma aplicação em um outro PC, tipo, o do meu pai, pois ele gostou bastante da agenda.

Nesse caso como faço para levar também o banco de dados todo configurado?

atc,

Daniel Moura

O título do tópico poderia ser algo menos genérico…

Boa noite a todos.

Em primeiro lugar, para que a sua aplicação Java possa funcionar em outro computador, e preciso saber se este outro computador tem uma versão do JDK ou JRE do java, de preferência na versão que voce desenvolveu a sua agenda ou superior, instalada.

em segundo lugar, se voce desenvolveu a sua agenda dentro de uma IDE, como o NetBeans, por exemplo, ao rodar ela dentro do NetBeans, o NetBeans automaticamente cria um arquivo com o nome da sua Agenda ou projeto com a extensão “*.jar”, este arquivo fica dentro da pasta do seu projeto/dist, e só copiar o arquivo para o computador do seu pai, o outro qualquer e clicar em cima dele.

Detalhe, ao clicar em cima dele, e o seu sistema for o windows XP ou superior, e ele rodar, isto significa que a versão do seu JDK ou JRE do java é uma versão 6 ou superior, se não voce terá que executar o Agenda.jar no prompt do DOS, assim:

   C:\caminho da agenda\java Agenda.jar

Voce pode inclusive criar um arquivo .bat com essa linha de comando dentro da própria pasta da agenda.

Amigo… depende como vc fez… vai ter que levar o banco tbm… pq senao ele nao irá achar…

Fez com alguma interface?(netbeans, eclipse)

abç

Prezados “discorpio” e Marcos Paulo, bom dia.

Eu desenvolvi a agenda utilizando o Netbeans, consegui gerar o aplicativo .jar, só que ele não rodou a aplicação acredito que seja pela falta do banco de dados, pois outro aplicativo eu consegui executar sem nenhum problema.

Então acredito eu que o problema está no banco de dados, e queria saber dos amigos como farei para transferir esse banco para outra máquina?

Obs: o banco de dados que utiilzei foi o mysql.

Atc,

Daniel Moura

Bom se você estiver usando uma IDE como o netBeans ele já deve ter criado um arquivo .jar em algum diretório onde o seu projeto foi criado se está usando o eclipse vá em File - Export - Java - JAR File, escolha o local para ele exportar o arquivo .jar e pronto, seu projeto já pode ser colocado em qualquer outro computador que você desejar copiando somente este arquivo .jar, já o seu banco de dados você deve instalar ele na outra maquina e caso tenha utilizado algum framework de persistência como Hibernate e ele estiver configurando para criar as tabelas no banco, basta criar o banco e o resto ele faz sozinho, ou você utiliza alguma ferramenta para fazer backUp do banco da sua maquina e passa para a do seu pai.

Espero que se caso não solucione, pelo menos te dê uma idéia de como fazer.

No MySQL Workbench tem uma opção Manage Import/Export nunca a utilizei e não sei se ela exporta somente a estrutura do banco de dados mas seria uma boa você dar uma olhada