Aplicativo para teste de software

Oi turma,
Estou precisando montar um aplicativo em Java que serve para testar software, tem alguma coisa a ver com qualidade de software.
Ainda não sei muito bem por onde começar… andei pesquisando e parece que duas ferramentas importantes é JUnit e JMeter, alguem sabe de algum tutorial, apostila livro ou dicas para me ajudar???
Muito grato

Wagner Duarte[i]

tutorial junit

tutorial jmeter

Muito obrigado irmão,
só um problema o tutorial JMeter é em ingles.
Algem mais pode dar dicas das trilhas a seguir para esse projeto?
grato

[quote=wagnerad]Muito obrigado irmão,
só um problema o tutorial JMeter é em ingles.
Algem mais pode dar dicas das trilhas a seguir para esse projeto?
grato[/quote]

E o que ta te impedindo de aprender ingles, ja que voce evoluiu o bastante para conhecer o JMeter? :wink:

Nada impede de aprender Ingles, obrigado pelo estímulo,isso é realmente um projeto meu de médio prazo.
Mais o que esta em questão agora ( a curto prazo) é esse magnífico aplicativo de teste de software se vc ou alguem tiver boas dicas sou muito grato.

O seu aplicativo de testes deveria fazer o que, supostamente?

De que vai te adiantar o JUnit ou JMetter?

Se vc esta lidando com um sistema web, vc poderia pensar em um aplicativo que vc aplicasse determinadas ações e verificasse as respostas do servidor.

ex: vc tem uma aplicação de login

Vc pode descrever varios testes com logins validos e invalidos e verificar se para cada um deles o resultado foi atingido ou não. Vc teria que aprender a fazer GET e POST - sugiro que vc use o HttpClient da Apache

http://jakarta.apache.org/commons/httpclient/

No final vc contabiliza os acertos e erros. Outra coisa que vc poderia ver é varrer diversas paginas e requisições atrás de strings ‘erradas’. É comum em sistemas web termos coisas como [LABEL_NOME_CLIENTE] no html e isso for trocado por uma string no banco de dados. Vc poderia pesquisar uma expressão regular por caracteres estranhos ou ver se todas as palavras podem ser encontradas em um dicionario.

Validar um xhtml também é possivel, basta pesquisar. É claro que a complexidade cresce quando vc tem que usar cookies, entender os headers http ou sessions - e se o idioma inglês for um problema pra vc, se vira, usa o tradutor do google, compra um dicionario de 10 reais, faça um bom curso.

Agora sem um objetivo claro, nada disso vai resolver.