Aplicativo "piscar" na barra de tarefas

Estou tentando implementar um recurso em um chat semelhante ao do msn.
O aplicativo esta compilado com java 1.5,sendo que o aplicativo cliente do chat é uma applet. O que eu quero fazer é quando receber mensagem e a janela não estiver com o foco, o botao do navegador na barra de tarefas do sistema operacional ficar piscando.
Tem como fazer isso em java? Isso depende de algum recurso do sistema operacional? Alguem sabe como fazer isso seja em java, php, html ou javascript? Como fazer isso para que funcione tanto no windows como no mac quanto no linux?

No caso do Windows (a partir do Windows 2000), o botão pisca quando você tenta jogar a janela para a posição mais à frente (API do Windows: SetForegroundWindow).
Como você não pode mais fazer isso de modo “forçado” nos seus programas (isso era possível no Windows 95), a saída é piscar o botão.
No Mac não sei como é que isso funciona, e se esse recurso existe nos programas, para começar.
No Linux aí depende se é KDE ou Gnome. Também não sei o que é necessário fazer para isso ocorrer, se é que isso ocorre.
Acho que no caso do Gnome é possível fazer o “tray icon” ser alterado periodicamente (o que é equivalente a “piscar” o tray icon se você tiver 2 ícones diferentes. Você tem um exemplo disso com o ícone de atualização do Red Hat.

Veja se essas coisas estão disponiveis no Java 6.0 ou no JDIC (https://jdic.dev.java.net )

[quote=thingol]No caso do Windows (a partir do Windows 2000), o botão pisca quando você tenta jogar a janela para a posição mais à frente (API do Windows: SetForegroundWindow).
Como você não pode mais fazer isso de modo “forçado” nos seus programas (isso era possível no Windows 95), a saída é piscar o botão.
No Mac não sei como é que isso funciona, e se esse recurso existe nos programas, para começar.
No Linux aí depende se é KDE ou Gnome. Também não sei o que é necessário fazer para isso ocorrer, se é que isso ocorre.
Acho que no caso do Gnome é possível fazer o “tray icon” ser alterado periodicamente (o que é equivalente a “piscar” o tray icon se você tiver 2 ícones diferentes. Você tem um exemplo disso com o ícone de atualização do Red Hat.

Veja se essas coisas estão disponiveis no Java 6.0 ou no JDIC (https://jdic.dev.java.net )[/quote]

Mas sem usar essa api do systray existe alguma forma de fazer a janela piscar?
“a saída é piscar o botão” como?