Aplicativo que gere ROMANEIO em Java

Olá Pessoal,

Estou iniciando na programação em Java então preciso da ajuda de vocês sobre algumas coisas.

O problema é o seguinte: foi solicitado a mim que fizesse um aplicativo em Java que gerasse um Romaneio (procedimento utilizado entre matrizes e filiais para a transferência de insumos, mercadorias ou produtos que constam em estoque, documento que informa como o produto está organizado, ocumento em que constam todos os produtos com seus dados respectivos tais como como: quantidade, preço, peso) e imprimisse numa impressora Epson LX-300. O programa irá armazenar a nota, junto com o nome do fornecedor e distribuidor.

O modelo do Romaneio é o seguinte:

As perguntas são:

• Qual o nível de complexidade para desenvolver este aplicativo?
  • Quanto tempo (em horas) levaria?
  • Quanto deveria ser cobrado?

Desde já agradeço.

Não querendo ser grosseiro contigo, mas acho que ninguém vai lhe responder isso de maneira objetiva.
Procura um pouco sobre frameworks de desenvolvimento (RUP, Scrum) para que vc possa pensar em como vai cobrar do cliente (por requisitos, por hora, etc), faz as análises de custo (por ponto de função por exemplo, ou uma de acordo com o seu framework de desenvolvimento), estima o quanto vale a sua hora… calcula tudo e faz um contrato!
Mas sinceramente, se vc é iniciante em programação, tome muito cuidado. Vender software não é vender pastel e mesmo vender pastel não está simples hoje em dia.
Pense que o cliente vai precisar de manutenção, que ele vai querer apertar no prazo e no custo, etc. Não quero desencorajar, mas fazer freela pode ser um pé no saco.

Abs!
Danilo

Ok, obrigada pela dica!