Aplicativos Comerciais

Olá pessoal do PJ!
Moro no interior do Estado do RJ e desenvolvo a algum tempo (1 ano) programas simples em Visual Basic 6 (controle de estoque, vídeo locadora, cyber café, adm escolar, etc). Consigo tirar algum trocado p/ juntar com meu salário e pagar a faculdade. Estou estudando Java a sério faz cerca de 6 meses. Tenho gostado muito dessa experiência e pretendo me aprofundar.
Gostaria de saber se é viável e interessante tentar codificar meus programas (os que citei acima) em Java para comercializar. Pergunto isso porque não consigo encontrar aplicativos como esses em Java, encontro-os sempre em VB ou Delphi. Deduzo a partir daí que Java é mais voltado para aplicações web, assim como Pascal está para o aprendizado inicial de programação e C para a codificação de drivers.
Se alguém me aconselha a tentar fazer isso peço que indique algum exemplo e pergunto: qual o nível de dificuldade que encontrarei nesta tarefa?

[]'s
Fred

:grin:

java pode, com certeza, ser usado para esse tipo de aplicação.
mas oq vai te atrasar muito vai ser a criação da interface gráfica… mesmo com os ‘gui builders’ existentes para java, acho que nunca vão fazer algo que seja tão pratico quanto o delphi para a criação das interfaces gráficas.
fora isso, java conta com diversas para acesso a banco de dados, geração de relatorios, graficos, etc, tudo free. sem contar que as melhores IDEs tb são free.

java pode perfeitamente se encaixar aí

isso pode te ajudar pq vc podera fazer classes e componentes reutilizaveis, q vc ira programar uma vez e podera usar em vários projetos

:twisted:
o Paulo tá certo, o que pode te dar um pouco de dor de cabeça é a parte gráfica, mas como o Micrófilo disse vc pode reutilizar seus códigos em diferentes aplicações, uma vez estabelecida a class e se for de seu interesse. Java nesse quesito (ainda tô no carnaval) é ótimo.

WS

aproveitando a discussao…c eu fizer um sistema em java pra vender, como vou saber c o preco q vou cobrar naum vai tar nem muito caro nem muito barato??? :confuso: :confuso:

o pessoal fala pra vc definir qnto custa a sua hora de trabalho
e aí vc calcula qnto vc vai gastar em horas no desenvolvimento\teste de sua aplicação

e cobre com essa base

mas como vou definir isso? :confuso:

pow, isso aí é vc que sabe ué?
quanto vc quer ganhar por hora, etc, isso vc define :wink:

:twisted:
Dá uma olhada no javasoft, o site de empregos que tem aqui no PJ, lá tem umas dicas de qunato vale mais ou menos a hora.

WS

mas como eu vo sabe c o q eu vo cobra tah mto caro ou mto barato?? :roll:

cara… depende do q vc ta fazendo né…
eu ainda não trabalho em empresas mas ja fiz um programas (cadastro) em java por conta…

cobrei 10-15\h, cada hora que eu levei para fazer o programa

mas isso pq eu não sou formado, etc, não exerço a profissão ainda, e não estou em uma empresa… sou estudante ainda e os programas eram simples, pude aproveitar muita coisa de uma programa para o outro…

se tiver em empresa e for profissional, aí a coisa muda…

Obrigado pelas dicas pessoal! Esclareceu bastante minhas dúvidas.

Quanto a dúvida do nosso colega sobre quanto cobrar, eu faço mais ou menos como o micrófilo, cobro R$ 10/hora e estabeleço limites entre o mínimo e o máximo que devo cobrar levando em consideração a minha região.

P/ finalizar: se eu for vender um aplicativo comercial em java o que vou precisar colocar na máquina do cliente p/ ele funcionar? Apenas a JVM, o .JAR e o BD?

[]'s
Fred

e c for p/ alugar o sistema, qnto vcs cobrariam???

sim

Olá, pessoal tb sou iniciante em java, aliás iniciante já faz tempo, numca peguei sério. Eu gostaria de saber como se usa as licenças de java, exemplo seu fzer um programinha midlet pra cel q faz tranferência de arquivos via bluetoth e quiser comercializar esse programinha, ou fizer um jogo em midlet, fica muita cara as linceças da Sun !?